domingo, agosto 23, 2009

Portugal dos (mesmo muito) pequeninos

Turistas tolos que tiram fotografias a um local que se não tivesse tirado a vida a cinco pessoas
ainda hoje passaria despercebido (foto da autoria de Virgílio Rodrigues/Público)


1) Que país é este em que um local só se torna de culto e de interesse fotográfico depois de ter aparecido na televisão por tirar a vida a cinco pessoas? Por incrível que pareça, muitos são os que vão colocar a fotografia na falésia da praia Maria Luísa "pós-21 de Agosto" no seu perfil de Facebook, imediatamente a seguir às fotografias no Coliseu de Roma, na Torre Eiffel, ou nas pirâmides de Gizé.
2) A demolição do que resta da falésia vai ter direito a cerimónia de Estado. Membros do poder político nacional e local, entre outras personalidades, vão marcar presença no derrube da falésia, logo, às 20h. Só faltam a presença do Governador Civil para garantir que as formalidades estão cumpridas e o croquete e o cocktail para os convidados.
3) Os portugueses nem sempre aprendem quando o mal acontece, por vezes é preciso que o mal aconteça aos próprios para só assim tirarem lições úteis e mesmo assim ninguém garante nada. Então não é que após o trágico acontecimento da passada sexta-feira os banhistas voltaram a cercar a falésia? Sabiam todos do que tinha acontecido, mas atribuíram as culpas... ao sinal de perigo que do ponto de vista deles é de dimensões reduzidas e devia estar mais visível. Sabem o que pode acontecer por estarem ali e têm conhecimento do sinal. O que é que é preciso para os tirar dali? A estupidez realmente não tem limites e, se nova tragédia acontecer, a culpa deve ser certamente da Câmara Municipal de Albufeira, do Governo e da crise financeira internacional, como de costume.

Sem comentários: