terça-feira, agosto 04, 2009

Listas do PSD para as Legislativas: o Totobola de MFL

Sendo conhecidas já boa parte dos candidatos do PSD para as Legislativas, analisemos alguns dos principais visados (entradas e exclusões) pelos critérios de Manuela Ferreira Leite que fazem da lista do PSD um verdadeiro Totobola:
Fernando Negrão - 2
Não se compreende que alguém que despreza Setúbal por uma vereação em Lisboa volte a ser compensado com o primeiro lugar na lista do PSD por Setúbal. A observação do líder distrital, Bruno Vitorino, é pertinente, dado que a credibilidade do partido pode estar em causa. Não se premeia o mérito ou a ligação ao distrito. MFL premiou a obrigação de garantir um lugar a alguém conhecido que dificilmente se enquadraria noutro distrito. Num distrito de Setúbal bem virado à esquerda, a decisão de MFL concorre para um possível aumento do abismo que separa a Margem Sul da direita.
Pedro Passos Coelho - 1X2
Afastado das listas do PSD para as Legislativas, nunca se conheceu obra suficiente a Pedro Passos Coelho que justificassem a entrega de um lugar. Nunca se lhe conheceu uma ideia, uma solução, um projecto, antes alguns chavões enquanto foi candidato à liderança do Partido. Apesar de se justificar a decisão de MFL, muitos populistas insistem em vê-lo como se fosse um candidato jovem por quem passa o futuro do partido e isso pode comprometer a estratégia do PSD em Vila Real.
Maria José Nogueira Pinto - 1X2
Nogueira Pinto nunca soube bem aquilo que é: democrata cristã ou socialdemocrata. Apesar de ser uma personalidade conhecida do grande público, atribuir-lhe o segundo lugar por Lisboa poderá ser precipitado sobretudo se tivermos em conta que não tem o peso ou a história de outras figuras do PSD que poderiam justificar o seu lugar.
Morais Sarmento - 2
Um notável do PSD que terá ficado de fora das listas por opção própria. Estará à espera de uma vitória do partido nas Legislativas para integrar o Executivo de MFL?
João de Deus Pinheiro - 1
Antigo eurodeputado, vai liderar a lista do PSD por Braga. Um nome adequado ao peso do Distrito.
José Pedro Aguiar-Branco - X
No Porto não restavam muitas opções e era previsível a escolha pelo actual braço direito de MFL.
Teresa Morais - 1x2
Pouco conhecida do grande público, desconhecem-se as suas capacidades para fazer um bom resultado em Braga.
Filhos de Fernando Reis, Luís Filipe Menezes e Carlos Encarnação - 2
Insiste-se em privilegiar as relações pessoais do que premiar o mérito e competência de cada um. Dar lugares de relevo a alguém apenas por ser filho de um terceiro é uma boa forma de promover o não voto ou o voto no adversário. Ao contrário da Monarquia, a República e a Democracia deviam privilegiar a sucessão por mérito e não por critérios de hereditariedade.

Sem comentários: