quarta-feira, agosto 19, 2009

José Sócrates: dividir para reinar com um toque de cobardia pelo meio

É contraproducente para um candidato dar protagonismo às ideias de um candidato com importância secundária comparativamente com o PM, excepto se for uma situação que permita ao candidato em questão destacar-se sobre os demais. Por este motivo, José Sócrates será o principal alvo a abater durante os debates televisivos, pois as políticas do Governo ao longo de quatro anos e o incumprimento de promessas serão duramente atacados.
Sócrates certamente achou mais piada ao cenário de um PM ter que ir à televisão submeter-se a verdadeiros linchamentos parlamentares quando em 2004 e 2005 clamava por oportunidades para tentar vergar Santana Lopes, líder do Governo de então. Existe medo e receio de que alguém se possa destacar às suas custas.
Mas existe outro motivo para que o Secretário-Geral do Partido Socialista recuse mais do que um debate com os restantes líderes dos partidos com assento parlamentar: José Sócrates pretende que a oposição se digladie na televisão, o que muito provavelmente ocorrerá quando Louçã e Jerónimo de Sousa criticarem Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas, e vice-versa, em vez de se concentrarem no que José Sócrates fez e pretende fazer. Trata-se de dividir para reinar, criando oportunidades de ouro para que a oposição se ataque entre si!

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Bullshit. Nunca houve mais que um debate a cinco em cada eleição. E, aliás, Sócrates comete um erro ao aceitá-lo. Eu não aceitaria.