sexta-feira, agosto 28, 2009

Governo de bloco central? Solução desastrosa para Portugal!

Numa altura em que alguns vêem o Governo de bloco central como cenário cada vez mais provável, pergunto-me como seria um Executivo composto pelos dois grandes partidos portugueses:
1- Devemos começar por perguntar se um Governo PS-PSD será tão exequível quanto um PSD-PS. O cenário de vitória eleitoral do PSD ganha cada vez mais contornos e ainda ninguém fez as contas sobre o que poderá ser necessário ocorrer para que o PS aceite integrar um Governo no qual será, forçosamente, segunda linha. O mesmo deve ser colocado no sentido inverso, embora duvide que PSD se revelasse mais intransigente do que o PS para formar um governo de bloco central.
2- Se para eleger um Provedor de Justiça, PS e PSD deram início a um verdadeiro clima de pré-crise política, como será um eventual Governo de coligação em Portugal? Um verdadeiro saco de gatos onde dois partidos procuram protagonismo e inviabilizam a governação do país e a aprovação de importantes medidas em sectores que carecem de profundas reformas como a economia, a segurança, o ensino e a justiça.
Um Governo de coligação entre PS e PSD será em tudo semelhante aos actuais Governos de coligação de alguns Estados africanos.
3- O crescimento do Bloco de Esquerda será inevitável, que se assumirá como verdadeira alternativa aos dois grandes partidos, cujos modelos se esgotarão em si próprios e cujos membros já estarão a pensar na melhor forma de protegerem os seus interesses nas eleições seguintes, podendo mesmo desvincular-se de PS e PSD e integrar partidos já existentes ou até mesmo criar novos movimentos como forma de garantirem que se mantêm em cena na política portuguesa.
Posto isto, será que alguém pode considerar o cenário de Governo de bloco central viável para Portugal?

Sem comentários: