quinta-feira, agosto 06, 2009

Duplas candidaturas: Luís Fazenda e a Câmara de Lisboa

Ninguém fica de fora e que não tenham dúvida que os actuais partidos políticos com assento parlamentar são todos iguais. O Bloco de Esquerda, por mais que o queiram tornar excepção, não é melhor que qualquer outro. Um dos factos que consubstanciam esta realidade é a dupla candidatura de Luís Fazenda à Assembleia da República e à Câmara de Lisboa.
É certo que para a AR também concorre por Lisboa, naquilo que se poderá qualificar como sendo a "dupla candidatura perfeita": candidata-se à combinação de cargos cuja censura é mais consensual (Parlamento e Presidência de Câmara) e fá-lo pela mesma cidade (Lisboa). O candidato bem profere frases populistas como "Lisboa não pode ser a Câmara do amén ao Governo", mas o que é certo é que correrá o grave risco de ficar órfã de um candidato que deverá optar pelo Parlamento em detrimento do cargo municipal.
Sr. Deputado Luís Fazenda, em que ficamos: celebramos contrato com os portugueses e assumimos exclusivamente um cargo no Parlamento, ou celebramos um compromisso com os lisboetas e dedica-se inteiramente à cidade ainda que isso implique boicotar todos os projectos do futuro Executivo camarário? Uma coisa parece certa: Lisboa terá mais um vereador absentista com um gabinete repleto de assessores, em moldes semelhantes ao de Sá Fernandes. O que é que vão decidir os lisboetas?

Sem comentários: