quinta-feira, julho 30, 2009

Fátima Felgueiras absolvida de todos os crimes no processo do futebol: alguma coisa funciona mal...

Fátima Felgueiras foi absolvida de todos os crimes (8) de que era acusada no âmbito do "processo do futebol". Não é a primeira vez que vemos figuras influentes serem acusadas de uma série de crimes e o resultado final ser a absolvição da maioria deles, quando não mesmo de todos. Não quero com esta afirmação insinuar que Fátima Felgueiras é culpada dos crimes de que era acusada, mas esta situação é, no mínimo, estranha.
Já aqui defendi que reformas profundas devem ser feitas na justiça ou então nos órgãos de investigação criminal. Não é normal, nem correcto, que uma série de inocentes tenham que enfrentar longos e dolorosos processos que os envolvem apenas porque alguém decide indiciá-los ou então que uma série de agentes criminosos saia impune da incompetência de maus juízes e/ou más acusações e/ou investigações. É completamente absurda e surreal a dedução de acusações com base no "vamos investigar e vamos ver no que é que vai dar" ou então penas suspensas quando os envolvidos são acusados de uma série de crimes cada um deles com penas superiores a 3 e 5 anos de prisão!
Alguém tem que assumir responsabilidades quer pelo envolvimento em processos crime, quer pelo estigma que vai perseguir um inocente, ou então por processos deficientemente conduzidos e/ou investigados. Devíamos começar pela ultracorporativista classe de juízes, seguindo-se mesmo os órgãos de investigação criminal. O que é certo é que este país não aguenta mais o julgamento de inocentes e a absolvição de culpados, mais não seja por expor as vulnerabilidades de um sistema dispendioso, moroso e, pior que tudo, com muitos rabos de palha.

Sem comentários: