segunda-feira, junho 29, 2009

Duas Caras II




"Sócrates diz desconhecer eventual negócio da PT

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje desconhecer a eventual compra pela Portugal Telecom (PT) de 30 por cento da Media Capital, que controla a TVI, alegando tratar-se de "um negócio privado".

"Nada sei disso, [porque] são negócios privados e o Estado não se mete nesses negócios. Não estou sequer informado disso, nem o Estado tem conhecimento disso", declarou José Sócrates no final do debate quinzenal na Assembleia da República.

Durante o debate quinzenal, o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louça, confrontou José Sócrates com o facto de a PT se preparar para comprar ao grupo espanhol Prisa cerca de 30 por cento da Media Capital, que controla a TVI, vincando que o Estado Português tem ainda uma "golden share" na PT e que esta empresa poderá pagar cerca de 150 milhões de euros por uma participação avaliada em 84 milhões de euros.

Perante a insistência dos jornalistas na questão, o primeiro-ministro frisou que "a PT é uma empresa com autonomia, que pode e deve desenvolver os seus negócios com total autonomia".

"Essa pergunta deve feita à PT. O Governo nada sabe, nem deu nenhuma orientação, nem lhe foi perguntado nada", acrescentou.

Num comunicado enviado terça-feira à noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portugal Telecom "confirma a existência de contactos" entre o grupo espanhol Prisa e a Portugal Telecom" e salienta que "tais contactos abordaram diversos cenários de investimento, incluindo a possível aquisição de uma participação no capital social da Media Capital e formas de relacionamento entre esta empresa e a PT".

Sem comentários: