quinta-feira, agosto 07, 2008

China, Jogos Olímpicos e Tibete: "Em Roma, sê romano"

"Mais de 120 atletas que estão nos Jogos Olímpicos de 2008, assinaram hoje uma carta aberta dirigida ao governo chinês, encorajando-o a respeitar os direitos humanos e a liberdade religiosa, em particular no Tibete."

Fonte: Público

1- Estas tentativas de pressão sobre o Governo chinês, são, na minha opinião, absurdas. Já diz o povo, "em Roma, sê romano", e creio que todos se deviam comportar assim onde quer que fossem. Se querem entrar em território chinês, devem respeitar e consentir o modo de actuar da China. Se não concordam, não vão e esperem pelos Jogos Olímpicos de 2012, ou da próxima alterem as regras do jogo de modo a que as candidaturas chinesas não vençam votações para organizar eventos desportivos. Agora, creio que é de uma extrema falta de educação alguém nos convidar para a sua casa, aceitarmos o seu convite e depois ficarmos a criticar a decoração da casa, a forma de cozinhar do anfitrião, etc.
2- Esta novela mexicana, chamada Tibete, continua a ser um dos maiores símbolos de hipocrisia da comunidade internacional. Há décadas que o Tibete é ostracizado pela China, e agora a coisa até está mais calma do que estava, por exemplo, há dez anos, mas como ali para os lados da famosa muralha, o Governo local construiu uma superpotência mundial, de repente lembraram-se que existe algo chamado Tibete e um personagem chamado Dalai Lama que se vitimiza, manipula a informação que corre na comunicação social e proclama teorias que agradam aos ocidentais. Toda esta história chamada "China, direitos humanos e Tibete", faz-me lembrar o caso daqueles homens que têm uma mulher perfeita aos seus pés, mas com medo dela rejeitam-na, dizendo: ela tem um dente do siso muito feio!

Sem comentários: