domingo, junho 01, 2008

Manuela Ferreira Leite: não se iludam!

Muitos vão tentar aproveitar-se do facto de MFL ser mulher para tentar conquistar o eleitorado. Mas vou contar aqui uma história que se passou comigo há pouco mais de três anos. Em Fevereiro de 2005, quando ainda era dirigente da AAFDL, encontrava-me a preparar uma conferência por altura das celebrações do Dia Internacional da Mulher, através do Departamento em que me encontrava. A conferência tinha como tema "A Mulher e a política" e teve com intervenientes Maria de Belém Roseira, Celeste Cardona, Matilde Sousa Franco, Maria João Avillez e Maria João Estorninho. No entanto, uma das convidadas para o evento foi Manuela Ferreira Leite, na altura a desempenhar funções no Banco de Portugal. Um dia, ainda estando eu a aguardar uma resposta sua, recebo um telefonema da própria, a partir do seu local de trabalho de então. Depois de uma pequena conversa inicial, cuja matéria não importa agora, eis que MFL arremata a conversa da seguinte forma:
- Agradeço o convite que me endereçou, mas não o poderei aceitar. E não o poderei aceitar por um simples motivo: sou completamente contra essa história de 'Mulher na política'. Para mim, existem pessoas capazes, ou não, de desempenhar funções políticas. E, como tal, não querendo menosprezar o tema da conferência, se participar na mesma irei contra aquilo que defendo, a igualdade plena entre homens e mulheres, pois estarei a participar num evento onde a Mulher ainda é considerada um ser diferente dos demais. Por isso peço-lhe que não me leve a mal, mas terei que rejeitar o convite porque acredito em política e não em homens na política de um lado e mulheres na política do outro.
Dá que pensar, não dá?

2 comentários:

Luís Rocha disse...

Subiu muitos pontos na minha consideração!

( a Manuela Ferreira Leite)

Pedro Sá disse...

E de facto ela tem toda a razão.

Mas não sei até que ponto teria sido mais efectivo ir lá e dizer isso curto e grosso nas barbas das outras.