quinta-feira, junho 05, 2008

Educação Vs Formação

Hoje fui a uma conhecida loja de electrodomésticos. Subitamente depara-se diante de mim uma funcionária muito prestável e educada, que após me questionar sobre se me poderia ajudar e tendo eu requisitado a sua ajuda, me responde da seguinte maneira:
- Fique descansado que quando hajem metemos logo à venda.
Bloqueei e pedi-lhe para repetir porque não tinha percebido. Respondeu-me:
- Estava a dizer-lhe que quando hajem metemos logo à venda.
Hajem... Hajem... Hajem... não, não hajem memórias de tal palavra no meu dicionário. Descobri a que a senhora queria dizer "existem", tentou ser eloquente e saiu-lhe o tiro pela culatra. O atendimento estava a correr tão bem: a funcionária bastante educada e prestável, manda todo o seu esforço por água abaixo quando se sai com esta do "hajem". Porque é que normalmente com os funcionários das lojas temos que enfrentar o dilema que é escolher entre um funcionário bem educado e prestável mas que não saiba falar e um que se saiba expressar e é eficiente mas com modos duvidosos?

4 comentários:

Dexter disse...

acho que prefiro a primeira opção. então se a isso juntares o facto de ser jeitosa é que se dissipam mm as dúvidas todas.

Pedro Sá disse...

Desde quando é que o serviço é melhor que se for jeitosa ?

Isso é tudo necessidade de exibir testosterona ? Tudo necessidade de que tens que dizer isso para mostrares que és supostamente muito macho ?

Que OTÁRIO !

Pinokio disse...

Ainda bem que és um ser perfeito...
Eu tb dou calinadas no português, aliás, existe uma palavra que por mais que me digam como se diz, eu quando falo rapidamente erro sempre. Simplesmente existem hábitos linguísticos que ganhámos erradamente e mesmo sabendo que está errado, acabamos por dizer.

Luís Rocha disse...

Mas vc foi lá para comprar um electrodoméstico ou para avaliar o português da empregada?