domingo, junho 08, 2008

Afinal sabem jogar...

Jogadores festejam o 2-0

Sou difícil de surpreender em futebol, mas confesso que ontem fiquei estupefacto com a exibição da selecção portuguesa. Não esperava que fizessem um jogo tão bom como fizeram. Foi uma exibição do colectivo e isso fica patente, por exemplo, nos dois golos marcados. A continuar a jogar assim, Portugal pode ir longe, ainda mais longe do que foi em 2004. Basta não perderem a motivação e chegam lá.
De destacar, pela negativa, três coisas: a primeira prende-se com os verdadeiros "empresários" que são os comentadores de futebol. Creio que não viram o mesmo jogo que eu. Deco fez uma primeira parte positiva, mas a segunda parte foi miserável. Não lhe saía um passe, por mais simples que fosse, uma finta, nada. Assim, não sei como é que os comentadores televisivos elogiam a exibição de Deco, classificando-a de perfeita, completa, etc. Revejam o jogo e digam-me se os seus comentários não têm como único fim contribuírem para a onda de euforia que se verifica no País e que acaba por ser o segundo destaque que quero fazer. É tão ridículo, quanto absurdo, o que vi ontem à noite nas ruas de Lisboa: portugueses em cima de carros com a bandeira portuguesa aos buzinões por toda a cidade, como se tivéssemos sido campeões da Europa. Só ganhámos um jogo, contra uma selecção de qualidade razoável para marcar presença na competição. Os portugueses simplesmente enlouqueceram ontem como se já tivéssemos levantado o caneco, ou como se esta tivesse sido a primeira vitória de sempre numa competição oficial. Não percebi a euforia, juro que não percebi. Por fim, o terceiro destaque negativo: a questão dos estrangeiros naturalizados. Aceito um, não aceito mais nenhum. Não vou ser hipócrita e elogiar o Pepe, apenas pela exibição que fez, mas dou a possibilidade de ficar ele ou Deco na equipa. Só deve haver espaço para um. Ainda assim, entre os dois, vejo Pepe muito mais motivado em representar Portugal, do que Deco.
E porque o tempo é de alegria... FORÇA RAPAZES!

4 comentários:

Gilberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilberto disse...

Mais estranho do que saírem á rua em Lisboa é isso ter acontecido em tudo quanto é sitio. Mesmo em cidades mais pequenas como o Barreiro a loucura andava à solta com adeptos ferrenhos vestidos de vermelho e verde a buzinar e gritar Portugal pelas avenidas principais. Que falta de decoro na minha opinião.

Quanto à questão dos "novos portugueses" fiquei estupefacto ao constatar que Pepe sabia o hino melhor do que muitos nativos. Estes deveriam quanto a mim ter vergonha. Supostamente o país inteiro a "torcer" por eles e estes nem são capazes de demonstrar o minímo amor à pátria.

Para finalizar, e apesar de ser Benfiquista(não fanático), gostava de acrescentar que Nuno Gomes cantou o hino de forma muito afinada e com uma óptima postura. Portanto ele tem imagem e voz, de facto não consegue marcar um golo, mas... eu vejo uma possivel mudança de carreira. Cantor pimba talvez? O Tony Carreira que tenha cuidado

Persona Naturale disse...

Não percebo qual é o vosso problema de os portugueses festejarem! Eu n andei nas ruas, mas não é por isso k vou criticar quem o fez! Acho bem, somos portugueses, há k ter orgulho em sê-lo... Há k comemorar as vitórias, mm sendo somente a vitória de um jogo!
Preocupem-se com o k fazem e deixem-se de ficar aborrecidos pela alegria dos outros!Afinal de contas Portugal ganhou e fez um óptimo jogo e só por isso merece a festa toda!

Persona Naturale disse...

E já agora, tb n percebo qual o espanto de tb terem comemorado fora de Lisboa... Mas Portugal é só Lisboa? O Barreiro n é Portugal? Até a mais pequena aldeia pode comemorar a vitória da nossa selecção, ou será assim tão estranho??????