terça-feira, maio 13, 2008

Temos mesmo que andar armados?

"Sabiam a que horas as caixas multibanco eram abastecidas e atacavam as carrinhas de transporte à mão armada na Grande Lisboa. Sete nos últimos meses, com ameaças de morte e à média de 35 mil euros ao bolso por assalto. Quinta-feira foi o último, em Massamá, mas há uma semana, em Loures, viram testemunhas do crime e dispararam – um porta-valores da Esegur ficou ferido.
A Direcção Central de Combate ao Banditismo da PJ andava há vários meses a seguir o rasto dos quatro perigosos cadastrados, referenciados por dezenas de carjackings e outros roubos violentos. (...) três foram presentes ao Tribunal de Sintra. Resultado: dois estão em liberdade com simples apresentações periódicas na esquadra e outro de regresso a casa com uma pulseira electrónica. Critério do juiz (...): a integração social dos perigosos assaltantes"

Fonte: Correio da Manhã

Realmente, estão integrados socialmente:
- Têm amigos: os do próprio gang;
- Têm, não uma, mas mais, actividades das quais vivem: o crime violento, o roubo, o carjacking, entre tantos outros;
- Têm situação económica estável: o dinheiro resultante das suas actividades.

Este País é um escândalo! Temos mesmo que andar armados para nos podermos defender destes marginais que insistem em andar à solta porque os juízes e a lei o permitem? Alguém ainda acredita nos actuais fins das penas? Como é possível acreditar em tal quando a mesma notícia ainda nos dá conta disto?: "Um dos elementos deste gang foi preso em Caxias há cerca de oito meses, também por suspeita de assaltos a carrinhas de valores. O juiz optou então por deixá-lo em liberdade, levando-o a integrar um novo gang – o mesmo com que atacou as últimas seis vezes."

Um escândalo! Este país está em queda livre! Chocante, no mínimo!

Sem comentários: