quarta-feira, maio 28, 2008

Processo McCann: o meu país dava um filme indiano

"A reconstituição do cenário da noite do desaparecimento de Madeleine McCann, marcada para amanhã e sexta-feira na Praia da Luz, em Lagos, foi anulada, confirmou uma nota da Procuradoria-Geral da República divulgada ontem.
Esta diligência ficou sem efeito devido à "já anunciada não comparência" de quatro amigos dos pais da criança inglesa que se encontravam a passar férias com eles no aldeamento turístico da Praia da Luz quando Maddie desapareceu, a 3 de Maio de 2007.
Esta diligência era considerada pela PJ como uma derradeira tentativa para clarificar as circunstâncias do desaparecimento de Madeleine, antes de o processo deixar de estar em segredo de justiça. Este foi recentemente prorrogado por mais três meses, por decisão do Ministério Público, de forma, precisamente, a realizar mais diligências, a principal das quais a reconstituição."

Fonte: Público

Segundo consta, os amigos da família McCann, testemunhas no processo, recusam vir a Portugal. "Recusam"?! Em que país vivemos nós que permite que testemunhas, só por fazerem parte de um processo mediático que envolve pessoas influentes no seu País, escolham poder ou não cooperar com a justiça?! Afinal, quem é que tem competência para aferir da eficácia do exercício para descoberta da verdade material de um processo penal: os órgãos de polícia criminal e os magistrados, ou os "amigos dos McCann"?! Das duas uma: ou os "amigos dos McCann" são notificados e obrigados a comparecer, sob pena de incorrerem, no mínimo, em multa processual correspondente à sua ausência nas diligências para as quais tivessem sido notificados; ou então temos aqui o início de um incidente diplomático caso as autoridades britânicas se recusem a obrigar os "amigos dos McCann" a comparecerem nas respectivas diligências.

Sem comentários: