sábado, maio 03, 2008

Encerramento dos super e dos hipermercados

Sou favorável às propostas de encerramento total dos hipermercados ao domingo. As minhas razões são muito simples: o pequeno comércio e o comércio tradicional ficam a ganhar. É um balão de oxigénio para aqueles (muitos) que não se conseguiram desenvolver ao ponto de um dia poder ter condições para vingar em grandes superfícies comerciais, ou que optaram por uma vida mais recatada e pacata num qualquer espaço num qualquer bairro, ou até nas feiras. Existem muitos comerciantes de "baixo calibre", mas de qualidade tão boa ou melhor que os "tubarões" líderes dos mercados.
Por outro lado, compreendo que os mercados de grandes superfícies comerciais devam estar abertos. Nos dias de hoje, o português médio trabalha de sol a sol, inclusivamente ao sábado. Quando chega a casa, além do trabalho que ainda os espera, só dá vontade de deitar na cama e descansar, e não fazer compras. O domingo acaba por ser, muitas vezes, uma solução.
Só tenho medo que com tudo isto, se se vier a confirmar o encerramento dos super e dos hipermercados ao domingo, os pequenos comerciantes se aproveitem disso para inflacionar os preços, recuperando assim o lucro que perdem nos restantes seis dias. Afinal, estamos em Portugal e as provas são mais que muitas espalhadas um pouco por todo o lado: não podemos ir a lado nenhum onde não se vejam preços disparatados e onde todos se tentam aproveitar do segundo de glória que têm à sua disposição para ganharem alguns euros extra.

3 comentários:

Pinokio disse...

Essa é nova. Desde quando os comerciantes aproveitam o domingo para fazer vendas e estarem abertos?? Nota-se que é isso que acontece nas cidades onde o hipermercado fecha ao domingo, tipo os continentes após hora de almoço. Vai realmente fazer uma diferença enorme fechar de manha!!! O pequeno comercio não fica rigorosamente nada a ganhar pelo simples facto que não abrem. Isso acontece em Setubal e em muitas outras cidades pequenas do país. E achares que as pessoas iam deixar de ir aos grandes por um dia para comprarem mais caro nos pequenos...poupa-me, caso tal ocorresse seria em numero bem pequeno.

Pedro Sá disse...

Como já se provou nestes anos, o pequeno comércio não ganha coisa nenhuma com isso. Liberalização integral de todos os horários do comércio JÁ !

Meghy disse...

Eles podiam aproveitar se... EFECTIVAMENTE abrissem ao domingo.. mas como ao domingo têm mais que fazer... como ir passear os belos carros domingueiros, ir passear para a marginal, ir ver o clube da terra e afins... temos pena :P