terça-feira, fevereiro 26, 2008

João Pinto: aos 36 anos continua a ter futebol a mais para tão pouco campeonato

Como é possível que tenha de continuar a jogar futebol nos EUA? Em Portugal não tem lugar? Nem mesmo no Benfica? Do que vejo, João Pinto ainda era capaz de fazer mais e melhor que alguns titulares de Benfica e Sporting. Infelizmente, no Braga, essa potência do futebol europeu, está tapado por "craques" de maior craveira, alguns deles acabam por voltar no final da época aos respectivos clubes brasileiros da 3.ª divisão local.
João Pinto continua a ser desperdiçado e mal amado em Portugal. Tem futebol a mais para um país tão pequeno. Tem futebol a mais num país que assobia Simão porque falha um penalty, que vaia Quaresma porque tem um jogo menos bom, e que tenta agredir João Moutinho e Liedson após uma derrota do respectivo clube.
Foi graças aos grandes "visionários do futebol português" que o Benfica não quis investir em 1994 num miúdo de 17 anos chamado Ronaldo, que viria a ser conhecido como "Fenómeno", porque 150.000 contos era demasiado para um miúdo que já um ano antes tinha sido oferecido ao clube. Foi assim que o Estrela da Amadora dispensou um menino de 16 anos, cuja alcunha era "Ronaldinho Gaúcho", porque não lhe queriam pagar 200 contos mensais, com habitação e comida incluídas, e porque era muito pequenino e franzino. Foi assim que o Vitória de Guimarães dispensou um tal de Giovanni, alegadamente por não ter muita qualidade e que um ano depois se transferiu para o Barcelona. Foi ainda graças a estes "visionários" que o Sporting de Braga rejeitou fazer contrato com um jovem cujo nome era Mário Jardel e que um ano depois se viria a transferir para o Porto. O resto já toda a gente sabe.
É graças às mesmas pessoas que um jogador com 30 anos está acabado em Portugal, mas em Itália, um dos melhores campeonatos do mundo, com 40 ainda se é titular. Alguém quer que eu acredite que Fernando Couto, com quase 39 anos, seria titular num clube português com potencial médio, médio/baixo? Ou que o banalíssimo Vidigal, com 35 anos, teria lugar em qualquer clube em Portugal? Fernando Couto é titularíssimo no Parma e Vidigal no Livorno. No ano passado, Costacurta deixou de jogar futebol com 41 anos, tendo terminado a carreira, imagine-se, no campeão europeu, AC Milan, e tendo feito alguns jogos na sua época de despedida. Maldini, uma lenda, 23 anos ao mais alto nível europeu e mundial, terminará a carreira este ano, mesmo sendo titular no AC Milan. Tem 40 anos. Por fim, dou outro exemplo nacional: Abel Xavier. Conta com quase 36 anos e encontra-se nos EUA, onde renasceu para a carreira no mesmo clube de David Beckham. No Benfica preferem investir num tal de Luís Filipe, que até é uns anos mais novo, mas não joga metade do que Xavier joga.
É assim, meus amigos, que se perdem grandes oportunidades de enriquecer os campeonatos e de colocar os clubes ao mais alto nível. Obrigado, João Pinto, por tudo o que deste ao Benfica e ao futebol português. Infelizmente, não tiveste o reconhecimento devido. É pena.

2 comentários:

Pinokio disse...

Só para que saibas ele não joga em Portugal porque disse que não iria aceitar mais nenhum contrato com clubes portugueses, não que não houvesse quem o quisesse contratar.

Ghostinhas disse...

Tu estás é lixado porque o gajo leva a Marisa Cruz daqui para fora!! hehehe
Falando sério,finalmente um post com o qual consigo concordar a 100%!
Demorou, mas tu ainda vais lá :P