sábado, novembro 03, 2007

Uns podem, outros não

Algumas das faixas exibidas pelas claques do Benfica

Que as claques tenham que estar legalizadas para serem consideradas como tal, estou de acordo e já não era sem tempo que assim fosse. Porém já não posso estar de acordo quando se cria um regime especial que penaliza uns adeptos e não penaliza outros. A polémica estalou esta semana relativamente à Assembleia Geral do Benfica. Custa-me saber que os No Name Boys e os Diabos Vermelhos não podem exibir as suas tarjas em pleno Estádio da Luz, mas os restantes sócios e adeptos do clube possam exibir aqueles cartazes ridículos a dizer "Nuno Gomes hoje faço anos: dá-me a tua camisola", ou até mesmo um que acabei de ver no Estádio da Mata Real que dizia "Quim és o melhor" com um logotipo da TVI estampado no cartaz, bem como uma fotografia do Quim. Confesso que me causa uma especial alergia o primeiro género de cartazes.
Hoje em dia ser-se adepto de um clube é quase o equivalente a ser-se pedinchão. É absurdo o número de cartazes exibidos nos estádios nacionais a pedir uma camisola a um jogador. Se fossem mais inteligentes viam que com o preço a que os bilhetes andam, mais valia não irem ao jogo e comprarem uma camisola, em vez de se submeterem a 90 minutos de tortura, tal é a qualidade de futebol que os clubes praticam, e no final ainda saírem desiludidos porque voltam sem a dita camisola.
Por estas e por outras, aflige-me que os Diabos Vermelhos e os No Name Boys não possam ser considerados "adeptos" e não possam exibir as suas tarjas como qualquer um dos outros pedinchões faz com os seus cartazes. Afinal, existem adeptos de primeira e adeptos de segunda? Convém ainda não esquecer que estas duas claques são as que se deslocam a qualquer parte do planeta só para apoiar o Benfica, submetendo-se ainda aos piores lugares dos estádios, nos quais se inclui o Estádio da Luz. Merecem ter o tratamento que têm tido pela Direcção do clube?

1 comentário:

Persona Naturale disse...

O mm se passa com a Fúria. Vais ao Restelo e só vês cartazes sobre este assunto. Tens toda a razão, claques não podem usar, mas adeptos individuais já podem. Infelizmente a lei mtas vezes n é geral e abstracta.

E esses cartazes da camisola nem comento. Pior são aqueles do tradicional: "Estou aqui mãe!". mas voltando aos cartazes com dizeres futebolisticos, as claques não podem levar uma faixa para apoiar o clube, mas os adeptos individuas podem levar cartazes a dizer mal dos árbitros, dos treinadores, dos jogadores, da equipa adversária... Apoiar não com faixas (que é o trabalho principal das claques), mas dizer mal de tudo e de todos n há problema.

Bjinhos