terça-feira, outubro 09, 2007

Seguir os bons exemplos vindos de fora?

"Los autónomos dispondrán de un colchón económico si se ven obligados a cerrar su negocio. El nuevo estatuto, que entra en vigor esta semana, reconoce el derecho a la prestación por desempleo, demanda histórica de un sector compuesto por más de tres millones de personas. Para ello habrá que cotizar más (unos 30 euros al mes, según las primeras estimaciones) y esperar al menos hasta 2009 para recibir las primeras prestaciones. El texto regula una figura hasta ahora en la sombra: la del autónomo dependiente, que trabaja para una sola empresa, pero cotiza por su cuenta."

Fonte: El Pais


Falamos tantas vezes em seguir os bons exemplos dos restantes Estados-Membros e este, que até é colocado em prática pelo amigo espanhol de Sócrates, não é para seguir? Pela forma como as coisas são em Portugal, dificilmente isto alguma vez chegará à margem esquerda da Ibéria, ou a chegar, será nas deficientes condições que conhecemos.
Em vez de se canalizar o dobro das verbas para o programa Sócrates/Erasmus, através do qual muitos alunos vão apenas passar umas longas férias e aparecem cá com imensas cadeiras feitas, canalizem o dinheiro para onde ele tem que ser canalizado, como para o trabalho precário.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

A medida espanhola é ridícula porque parte de um princípio que não é logicamente admissível: a da existência de trabalhadores independentes desempregados.