sexta-feira, outubro 19, 2007

Robert Mugabe (III)

"O primeiro-ministro britânico reiterou hoje em Lisboa que não voltará à capital portuguesa em Dezembro para participar na Cimeira UE-África se o presidente zimbabueano, Robert Mugabe, estiver presente. Gordon Brown mostrou-se no entando satisfeito com o texto do futuro Tratado europeu.
Gordon Brown voltou a apontar como justificação para a posição de Londres que o Reino Unido não pode pactuar com a «brutalidade» do regime de Mugabe, acusando-o de constantes violações dos Direitos Humanos."

Fonte: Portugal Diário

"«A primeira que podemos fazer é enviar o emissário da ONU à Birmânia. Espero que ele possa avisar directamente o regime birmanês de que qualquer violação dos direitos humanos será feita à vista do mundo inteiro e não mais será aceitável», disse Gordon Brown, frisando a «extrema importância» da pressão internacional.
O pacote de sanções actualmente em vigor contra a junta militar birmanesa incluem a proibição de emissão de vistos para várias pessoas ligadas ao actual regime político, um embargo de venda de armas e proibição das empresas europeias de financiarem as empresas públicas da Birmânia.
«A era da impunidade para aqueles que ignoram os direitos humanos acabou», disse ainda Gordon Brown, elogiando «a coragem, a valentia e a resistência da população birmanesa»."

Fonte: TSF

"Chancellor of the Exchequer, the Right Honourable Gordon Brown MP arrived in Beijing on Monday, the 21st of February to begin his 4-day tour of China and Hong Kong, which included visits to Shanghai and Shenzhen."

Fonte: Embaixada Britânica em Pequim

"O primeiro-ministro da China Wen Jiabao conversou ontem (28) à noite por telefone com seu homólogo britânico Gordon Brown, para trocar opiniões sobre a atual situação de Mianmar."

Fonte: CRIonline

Resumindo, o Reino Unido não pode pactuar com a violação de Direitos Humanos no Zimbábue, mas pode compactuar com a violação de Direitos Humanos na China. Isto fará sentido? Existem violadores de Direitos Humanos melhores do que outros? As mesmas sanções que aplicam a Robert Mugabe e às pessoas ligadas ao actual regime birmanês não se aplicam às pessoas ligadas ao regime chinês. Porquê?
Como podemos ver temos diferentes pesos e medidas, conforme o freguês que esteja em causa. E fala esta gente em justiça...

Sem comentários: