terça-feira, outubro 02, 2007

Questões de deontologia profissional

O candidato Magalhães e Silva

Hoje tive que me deslocar ao Tribunal Judicial da Comarca de Almada para falar com uma oficiosa. Qual não foi a minha surpresa quando, ao entrar no Tribunal, vejo um poster do Dr. Magalhães e Silva a organizar um jantar de apoio à sua candidatura a Bastonário. Até poderia aceitar isso com muito esforço, mas deixaria logo de aceitar tal coisa quando o jantar já foi organizado em Setembro e os posters caíram no "esquecimento". Gostava de ver o mesmo empenho com que foram afixados agora a remoção dos mesmos.
Ao subir ao andar de cima e entrar na sala dos advogados enquanto aguardava pela minha cliente, sou surpreendido com outro poster afixado no interior da sala do advogado.
Pergunto: a sala do advogado e os tribunais judiciais são a sede de candidatura ou o local ideal para se fazer campanha de quem quer que seja, ou são os locais destinados aos advogados e a sala do advogado a sala da Ordem dos Advogados?
Não obstante tudo isto, sou surpreendido com um e-mail que recebo na tarde de hoje, a escassas semanas das eleições, nos quais a Ordem dos Advogados organiza uma sessão de formação aberta a todos os advogados e cujo tema é "O Novo Código Penal e de Processo Penal" e cujo conferencista é... Dr. Magalhães e Silva. Realizar-se-á outra conferência cujo tema é "Recursos no novo Código de Processo Penal" e o conferencista é... Dr. Carlos Pinto de Abreu, candidato a Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, pela lista de Magalhães e Silva.
Pergunto: a OA funciona como a maçonaria e a monarquia, onde os cargos se transmitem por sucessão e os outros candidatos fazem de bobos da corte que apenas servem para distrair e fingir que as coisas são cumpridas? E a deontologia?

Sem comentários: