domingo, outubro 07, 2007

Laico?

Acordei e liguei a televisão, fazendo um breve zapping. Ao ligar na RTP, tive que me levantar e lavar a cara novamente para ver se estava a ver bem. Sim, estava. A RTP está a passar a Eucaristia Dominical. Um canal público, que supostamente devia ser laico, como resultado da lei da igualdade religiosa, está a passar uma missa católica.
Ou no domingo que vem passam as cerimónias do Ramadão em directo, os cultos dos Jeovás, dos adventistas, e dos outros credos religiosos, ou terei que escrever uma carta ao Provedor da RTP. A propósito, alguém viu o evento do Dalai Lama ser transmitido na RTP, quer tenha sido em directo ou diferido? O budismo também não tem o mesmo direito que o catolicismo? Em Portugal parece que não... mesmo existindo uma lei que obrigue a isso.
Uma coisa é certa: o dinheiro com que eu contribuo para o Estado, através dos impostos, não deve ser canalizado para um canal que depois vai derreter esse dinheiro a assegurar missas!

2 comentários:

João Correia disse...

Lá por ser laico não quer dizer que não possa passar a Eucaristia Dominical... Ou outras cerimónias Religiosas! Não tarda muito estás a pedir para a RTP passar o BV no: "O meu blog dava um programa de TV"(!)

ATG disse...

A RTP pode passar o que quiser. Nada tenho contra as emissões da RTP. Mas conteúdo religioso, quando ao Estado se exige que seja laico, não pode ser...