terça-feira, setembro 25, 2007

Quando a teimosia roça a estupidez...

"Pequim, 25 Set (Lusa) - As autoridades chinesas prenderam um advogado de Pequim após este ter escrito uma carta apelando aos políticos dos Estados Unidos que denunciem a "situação desastrosa dos Direitos Humanos na China", disse hoje um porta-voz do activista."

Fonte: Lusa

Também sou contra a situação que se vive na China, mas convenhamos que este advogado não foi inteligente no que fez. Actualmente, os chineses têm duas situações face à situação que se vive no seu país: ou fazem uma revolução que abata o sistema político vigente, ou então não lhes resta outra solução senão manterem-se calados. Digo manterem-se calados porque qualquer tentativa te apelar à violação dos Direitos Humanos na China vai resultar em detenção e prisão durante muitos e bons anos. Como tal, esta situação faz-me lembrar aquele mítico diálogo "podes gritar e chorar à vontade, que ninguém te ouve". Neste caso até os ouvem, mas nada podem fazer. Não só ninguém se atreve a invadir a China para impor neste país uma democracia, como ninguém sequer ousa ameaçá-la com o que quer que seja. Como tal, todas as tentativas de pedir que alguém aja, não só serão infrutíferas, como serão pouco inteligentes, dado resultarem em prisão.
Por último, pior não poderia ter sido a escolha do dito advogado, ao pedir a intervenção... dos EUA. Foi uma escolha muito infeliz que só se pode entender como desespero. Os EUA farão tão, ou mais, ouvidos moucos que o próprio Governo chinês.
A única solução que o povo chinês tem é mesmo a revolução, apesar de ser praticamente impossível que uma possível revolução deste calibre, na China, possa ser bem sucedida. Até lá, qualquer pedido de ajuda não será teimosia, mas estupidez.

Sem comentários: