quarta-feira, setembro 19, 2007

Ordem dos Advogados: a trapalhada continua...

Não satisfeita com o longuíssimo e abusivo período de estágio que impõe aos recém-licenciados em Direito, a Ordem dos Advogados decide fazer mais um brilharete e alarga o período de estágio para quem se inscreva a partir do 2.º curso de Estágio de 2007. Não obstante o estágio já começar um mês mais tarde do que se tivesse decorrido em condições normais, a OA decide punir ainda mais os recém-candidatos a advogados com mais seis meses na penitência!!! Isto tudo resumido, vai dar mais de 3 anos de estágio, se aos 30 dos novos estagiários ainda incluirmos o mês de atraso por facto que não lhes é imputável, e os cerca de 6 meses até concluírem as provas de agregação.
Mais estupefacto fico quando vejo que os licenciados em 5 anos podem requerer a realização da agregação ao fim de 24 meses de estágio, enquanto que "os de Bolonha" não podem ter acesso a essa benesse. Ou seja, passamos a ter licenciados de 1.ª e licenciados de 2.ª categoria!
Desculpem, mas nem tenho palavras para descrever isto. Mas, tendo em conta aquilo a que já nos habituámos a ver, a culpa ainda deve ser dos estagiários. Realmente, quem é que os mandou nascer depois de 1986? Deviam ter nascido mais cedo e ter apanhado um plano de licenciatura em 5 anos! Eles também são culpados pela mudança para Bolonha! Afinal, deviam ter pressionado o Governo a não aprovar a legislação que agora nos obriga a ter Bolonha e os torna licenciados de 2.ª categoria!
Toda esta vergonha (sim, isto é uma vergonha) tem uma explicação, mas vou deixar essa explicação para amanhã. Digiram isto. Apesar de não me tocar, não posso deixar de me indignar!
Pergunta: para quando os estágios vitalícios?!

2 comentários:

Cátia Feiteiro Lopes disse...

Aguardo a explicação pois, infelizmente, toca-me a mim.

ATG disse...

O post sofreu algumas alterações para poder esclarecer um pouco mais aquilo que aqui havia sido dito.