terça-feira, setembro 11, 2007

Heróis do Mar, Nobre Povo, Nação Valente...

"O Governo português excluiu sábado receber oficialmente o Dalai Lama, líder espiritual budista e do Tibete no exílio, que se desloca a Lisboa de 12 a 16 de Setembro. (...) Instado sobre por que razões considerava óbvia a recusa do Governo de Lisboa em receber oficialmente o Dalai Lama, Luís Amado afirmou: "Pelas razões que são conhecidas".
O Governo de Pequim - que gere o Tibete como parte integrante da China - mantém uma estratégia de pressão diplomática sobre os Governos que recebam oficialmente o Dalai Lama, o líder espiritual tibetano."

Fonte: Sapo

O Governo acobardou-se de forma vergonhosa. Com medo do que a China possa fazer, encolheram-se. "A China não vai gostar muito da ideia de recebermos o Dalai Lama e nós não os queremos aborrecer, pois não?", qual Padrinho que é a China e quais súbditos que nós somos.
Engraçado é que, laico como o Estado português é, de cada vez que o Papa vem a Portugal, os nossos governantes insistam em ajoelhar-se diante dele, e já não temam as "pressões" do mundo islâmico.
Só tenho a dizer duas coisas: cobardes e tendenciosos! São assim os nossos representantes.

8 comentários:

Titá disse...

Mais nada: Cobardes e tendenciosos!

Pedro Sá disse...

Realpolitik, meus caros. Para mais Portugal com a quantidade de interesses que tem em Macau dificilmente poderia agir de outra forma.

DSF disse...

Gostei muito de observar que pedro sá, o jurista cheio de ideais e valores, teve uma resposta tão elucidativa dos seus reais valores como esta.

Mais uma vez se prova que este mundo anda cheio de falsos moralistas...

Luís Rocha disse...

Giro.

Estou a ver 3 licenciados em direito a quererem que um País que observa o principio da separação entre Estado e Igreja receba com protocolo de Chefe de Estado um, e cito, "Líder Espiritual do Tibete".

Pirraça?

Seja o que for, reconhecer tais honras ao Dalai Lama, seria aplicar o mesmo protocolo quando, por exemplo absurdo, Rael (googlar) viesse cá.

DSF disse...

Que o último comentador era do PS, poucas dúvidas tinhámos. Agora que o seu seguidismo fosse total, ainda restava alguma esperança que tal facto não fosse real.

Dalai Lama não é só um "Líder Espiritual". é também o Chefe de Estado, exilado político da Estado do Tibete, invadido e anexado pela força pela China há alguams dezenas de anos...

Seguindo a teoria que apenas Chefes de Estado deveriam ser recebidos pelo Governo e entidades oficias do Estado, também Ramos Horta, Xanana Gusmão, entre outros, no tempo em que Timor-Leste fazia parte da Indonésia, nunca poderiam ter sido recebidos, apoiados pelo Estado português, já que eram apenas refugiados políticos...

Enfim...

Pedro Sá disse...

1. Não tenho dúvidas que qualquer outro Governo português fosse de que partido fosse tomaria a mesma decisão.

2. Não vamos comparar Timor a outras situações, tendo em conta a norma constitucional que existia relativamente ao território.

3. De facto, bem diz o Luís Rocha. Receber oficialmente o Dalai Lama é dar cobertura a um governo teocrático. Ainda que a ocupação chinesa do Tibete seja ilegal, venha Belzebu e escolha.

Luís Rocha disse...

Eu dei a minha opinião:

O Dalai Lama é, inconfundivelmente, uma das pessoas mais interessantes do Mundo. Tive o prazer de o ouvir ao vivo por mais de uma vez e o homem irradia uma aura quase tão abrangente como os seus conhecimentos.

Chefe de Estado o Dalai Lama? Duvido.

E agora pergunto-lhe eu: Como é que vc sabe que eu concordo, ou não, com a recepção de Xanana ou Ramos Horta?

E por acaso vc está a par que, ao contário do que aconteceu com Xanana e Ramos Horta, o Dalai Lama vem a Portugal dar uma conferência a que vc assiste mediante pagamento de bilhete.

Espiga disse...

"O que é o Zen?" com sensei Amy Hollowell

Em Coimbra, palestra, sexta-feira dia 28 de Setembro, às 19h
Local: no edifício da Associação Académica de Coimbra, auditório Salgado Zenha entrada livre

No Porto, sábado dia 29 de Setembro, das 10h às 17h
Programa: introdução ao Zen, introdução à prática da meditação
Local: UBP Porto, rua da Restauração, 463, 2.º Porto
Contribuição: €30 (estudantes e membros €25)

Em Lisboa, domingo dia 30 de Setembro, das 14h30h às 17h30
Programa: introdução ao Zen, introdução à prática da meditação
Local: UBP Lisboa, Calçada da Ajuda, 246, 1o dto 1300 Lisboa
Contribuição: livre

http://zenscribe.ovh.org/
http://zen-pt.blogspot.com/
http://uniaobudista-porto.blogspot.com/