terça-feira, agosto 07, 2007

Cheaters

Para mim está a tornar-se um verdadeiro vício. O Cheaters é um simples "reality show" que passa no Zone Reality channel. Ao contrário dos outros, este programa deixa-me colado à televisão, tal é o nível de realismo que o mesmo tem e a área com que mexe. Faz-me lembrar o primeiro Big Brother no que toca à inocência dos participantes: aqui não há lugar a estratégias, planos, ou conspirações. Participam uma vez, são surpreendidos, são apanhados uma vez e acabou a participação.
Este programa já dura há alguns anos nos EUA, mas só recentemente chegou até nós. Aqui está um óptimo conceito de "reality show" a realizar em Portugal. Ainda por cima em Portugal que é verdadeiramente pequeno. Para quem não conhece, este programa é composto por uma equipa de detectives que vai investigar se alguém trai o/a seu/sua companheiro/a, após solicitação do desconfiado. Tendo provas da traição, o companheiro desconfiado é levado ao local onde os pode apanhar em flagrante, assistindo antes às imagens todas que puderam ser captadas, podendo confrontar o parceiro com a situação.
Vê-se um pouco de tudo: desde uns que se escondem por vergonha, a outros com um descaramento tal que os leva a praticar actos de afecto com o/a amante em frente ao/à companheiro/a, dando-se ao luxo de dizer coisas como "o que é que estavas à espera?", "tu é que pediste". Há também situações em que ambas/os desconheciam a presença de uma terceira pessoa, julgando-se serem exclusivas na relação.
Mais do que as situações a que é possível assistir em cada programa, fico a pensar no que vai na cabeça das pessoas para traírem alguém. Demonstra uma falta de carácter grande e falta de mais qualquer coisa, a começar pela maturidade. Honrar compromissos é uma das melhores formas de se saber como é uma pessoa. A honestidade começa aqui. Há gente capaz de enganar alguém sem se sentir minimamente culpado por isso, querendo ainda colocar as culpas em quem foi enganado. O que custa falar, conversar, abordar e discutir os problemas? Se algo vai mal, para quê continuar a empurrar com a barriga, correndo o risco de se ferir a outra pessoa? São capazes de me dizer que muitas dessas situações se podem justificar com questões financeiras. Mas... como consegue alguém viver numa situação de mentira, de engano, só porque pode ter uma situação financeira estável, ou porque quer evitar enfrentar partilhas, etc? Não existe felicidade verdadeira sem estarmos bem connosco e se alguém consegue estar bem consigo, enganando alguém, então tal é revelador de graves problemas de carácter e personalidade.
Honrem compromissos e assumam os problemas. Se não gostam de alguém ou querem estar com terceiros, assumam-no perante o vosso parceiro e, se necessário, acabem tudo. Mas façam alguma coisa! Sejam honestos! Por mais que lhe venha a custar, não há pior forma de desfazer e debochar de alguém do que apunhalando-a pelas costas, traindo-a e ainda querer justificar tal situação. Não há nada que me envergonhe mais numa pessoa do que saber que desrespeita a pessoa com quem está. A honestidade e a sinceridade são as bases de qualquer relação, até mesmo em sociedade.
Vejam o programa, porque vale bem a pena.

3 comentários:

Ana disse...

Hora e dia do programa, please!

fernandes disse...

Também já vi várias vezes o programa e partilho da mm opinião do DJ.
De facto a vergonha não tem limites, acreditem...Vê-se mm de td, o que é lamentável.
Já não me recordo de quando nem a que horas dá :(

ATG disse...

De 2.ª a 6.ª, às 20:05, Zone Reality Channel.