domingo, julho 22, 2007

Sobra sempre para o sujeito do costume

Os advogados estagiários de 1.ª fase inscritos no 1.º curso de 2007, apresentaram-se ontem a exame de Prática Processual Penal, sendo este o último. Ao chegarem lá, são surpreendidos com a anulação do exame pelo facto da grelha de correcção ter sido publicada no site da Ordem dos Advogados antes da realização da prova. Até aqui, tudo bem. A OA teve a postura correcta, e agiu da forma mais rápida possível tendo em conta que alguns poderiam ter saído favorecidos com este erro.
Ocorre, porém, que a solução encontrada pela OA passa pela repetição do exame na segunda quinzena de Setembro, praticamente dois meses depois de toda esta trapalhada, a qual jamais poderá ser imputada aos advogados estagiários que acabam por ser os principais prejudicados. Já não é a primeira vez que os exames de Prática Processual Penal metem água.
A solução mais correcta parece-me passar pela repetição do exame o mais tardar no próximo sábado, ou então, caso não exista essa possibilidade, a passagem de todos os formandos à cadeira de Prática Processual Penal.
Estou curioso por ver as reacções de futuros advogados. Como é natural, não estou à espera que invadam a Ordem dos Advogados e destruam tudo o que lhes aparece à frente, mas calados não podem ficar! Como é possível que por causa do erro de alguém, centenas sejam prejudicados e tudo se resuma a um pedido de desculpas pelo inconveniente? Há que apurar responsabilidades e diminuir ao máximo os efeitos causados por este erro. E a diminuição dos efeitos não passa pela realização do exame dois meses depois.
Estou solidário com todos os advogados estagiários que enfrentaram esta triste situação ontem e peço à OA que lide com mais atenção a realização dos exames, em particular os de Prática Processual Penal, que muito têm dado que falar.

3 comentários:

Titá disse...

De facto, uma situação frustrante. Concordo quando dizes que não devem ficar calados.
Algo deve ser feito para evitar de uma vez que se repita a situação.
Um resto d ebom fim de semana e um beijo

Cátia Feiteiro Lopes disse...

Não são só os exames. Por causa da alteração do EOA o 2.º Curso de 2007 não vai começar em 12 de Outubro como tinha sido anunciado e correm rumores que o mais provável é que comece juntamente com o 1.º Curso de 2008. São seis meses de atraso na vida dos futuros advogados estagiários e parece que ninguém ainda pensou nisso e ninguém está minimamente preocupado.

Unknown disse...

Eu fiz o exame ontem e não tenciono repeti-lo nem em Agosto, nem em Setembro,nem em altura nenhuma. Todos estudámos estas 3 semanas como loucos e tivemos 3 meses de aulas em grande parte inúteis que nos ocupam manhãs ou tardes inteiras.
Nenhum de nós roubou o exame. Ele foi publicado pela própria OA no site a que todos os alunos têm acesso na véspera do dito exame, ao que parece sem qualquer data a não ser uma referência num dos grupos do exame que dizia: "(...)Imagine que ontem, dia 20 de Julho(...)".
Não temos de repetir o exame por causa de um erro que não nos é imputável.
Há várias possibilidades:
1. Repetição do exame em Setembro para quem não estiver satisfeito com as notas;
2. Passagem de todos os alunos a PPP;
3. Não contarem com exame de PPP para passagem à 2ªfase.

É prejudicial a pessoas que vão fazer LLM, estágios fora do país e partem em Agosto; para os que estão à procura de estágio; para os que não sabiam do exame e passam agora; para os que até tinham visto o exame e não lhe ligaram nenhuma;para aqueles a quem provavelmente os patronos não vão dar dias para estudar como aconteceu agora...

NÃO vamos ficar calados. Que ninguém pense que vamos todos baixar as cabecinhas e dizer que "sim"... Na 3ª feira pelas 20h vai haver uma reunião de todos os alunos para resolver a solução. Estamos preparados para tudo! Calados não ficamos! E NÃO tencionamos repetir nenhum exame!