segunda-feira, julho 02, 2007

O jota - "pidezinho" dos tempos modernos

A frase não é minha, foi proferida ontem pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Referindo-se à exoneração da Directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, ficámos a saber nos últimos dias que este caso foi denunciado por um militante da JS, que até se deu ao trabalho de tirar fotografias da fotocópia, ue foi exposta na entrada do Centro de Saúde por um médico militante do PCP.
Assim se prova mais uma vez a merda que são as jotas nos dias de hoje, se é que algum dia foram alguma coisa de jeito. Para tentar agradar aos superiores, estes jotas, que não passam de putos parvos que um dia querem ter o seu tachinho, fazem papel de bufos com a esperança de que um dia os adultos dos seus partidos se lembrem deles e os chamem para alguma coisinha a ganhar mais de €2000/mês.
Quem tinha dúvidas, deixe-as de ter: as juventudes partidárias mais não servem do que para encherem comícios, para dar tachos aos meninos e servem de rampa de lançamento para outros voos no futuro. Miúdos que nunca fizeram nada pelo seu país, que não sabem trabalhar, que demoram 10 anos a tirar cursos (os que lá chegam), são autênticos parasitas da classe política, que ajudam a minar a pouca credibilidade que resta na política portuguesa.
Acrescentado a isso tudo, são agora também bufos. Tenham cuidado, já não existem pides nas esquinas, mas os jotas andam por aí, inclusivé na blogosfera...
Inclusivé neste blog...

6 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

Bem, quando generalizamos tendêncialmente cometemos grandes injustiças. Sou com muito orgulho militante da JSD da Secção do Seixal. Tenho também orgulho em dizer que já escrevi dezenas de moções para a Assembleia Municipal do Seixal e para a Assembleia de Freguesia da Amora - sempre em defesa do interesse da população e nunca do PSD ou o meu próprio - que apresentei uma moção ideológica no último congresso da JSD e que tenho intervido sempre em todas as assembleias da JSD e do PSD onde tenho lugar.
Quero ainda dizer-te, que como bem sabes acabei o curso em 5 anos, com uma média razoavel e que, também como sabes, fui ao mesmo tempo dirigente da AAFDL onde constavam pessoas de todas as forças partidárias, incluindo bastantes sem qualquer filiação.
Se é verdade, que dentro das juventudes partidárias existem muitos pedantes, não deixa também de ser verdade que existem muitos mais completamente despreendidos de qualquer lugar ou com o objectivo de fazerem da política carreira. Para emitirmos uma opinião como aquela que aqui escreveste sobre o tema, é preciso conhecermos muito bem o tema, e perdoa-me que te o diga mas não conheces. O que tu conheces são meia duzia de patos bravos que se andaram ou andam a pavonear na FDL que não são representativos da "classe" que aqui vais catalogar.
Como te digo, é preciso não confundir o particular com o geral.
Abraço.

DSF disse...

Filipe,
Posso até dar-te razão quando dizes que não conheço suficientemente as jotas por dentro (por motivos óbvios) e que certamente que também existe gente de muito valor dentro das mesmas. Agora, eu apenas falo do que vejo e oiço. E esses factos são os seguintes: conheço já um número considerável de pessoas que foram militantes das jotas que sairam das mesmas porque o essencial era discutir-se lugares, votos, caciques, joguinhos entre facções internas, em vez de se discutirem ideias e projectos.
E 5 anos de FDL e 3 anos como colaborador da AAFDL fizeram-me ver tambem que muitos (realço: MUITOS) dos membros da Académcia tinham como ambição nº1 um dia chegar a algum lugar de destaque e só depois pensavam no bem comum da Academia. Quantas e quantas vezes não ouvi eu "Quando chegar a líder da minah secção... Quando chegar a assessor... quando conhecer fula tal... dou-em bem agora com fulano x, ele de certea que me vai arranjar qualquer coisinha..." ou pior que isso, como se ouviu no último ano na FDL "estou aqui para arranjar o máximo de militantes para a minah jota e assegurar que o próximo presidente da AFFDL é da minha jota"...

Não fiquei com boa impressão das jotas nestes últimos anos. Também eu gostaria de pertencer a um núcleo desses para poder discutir as minhas ideias acerca do nosso país, mas assim não... é contra a minha natureza compactuar com esse tipo de coisas.

Basta olhares para o que se passou na última eleição para a AAFDl para repares como uma determinada jota se mexeu e muito para que os seus militantes fossem eleitos. Militantes esses que usaram de todos os meios, inclusivé traições pessoais para que um dai fizessem parte da AAFDL. Deviam pensar que isso lhes iria enriquecer o CV e que um dia o tachinho estaria à sua espera...

Mas louvo pessoas como tu (pelo o que dizes) que se mexem e apresentam propostas para que as suas localidades se desenvolvam. Assim fossem todos os jotas, e tudo estaria melhor...

Mas pelos vistos, além de parasitas agora também deram em bufos. Como deves compreender, isso não tem ajudado muito a melhorar a iamgem que tenho delas...

Abraço

Diogo

Pedro Sá disse...

Nunca tive nenhuma razão para pensar que os militantes de uma organização partidária de juventude não fossem representativos do País inteiro, para o melhor e para o pior.

João Gomes disse...

Diogo,

Há certo tipo de discursos sobre as juventudes partidárias, que a única coisa que me conseguem suscitar é riso. Diz-me lá, o que é que tu conheces dos partidos e das suas juventudes?

O teu tipo de discurso é típico de alguém que, como tu dizes, gostaria de estar numa juventude partidária mas não está. Então e por que não estás? Será por seres demasiado importante para tal? Não me parece. Ou então é culpa do sistema?

Se gostavas tanto de ter vida partidária activa, então milita numa juventude partidária e tenta alterar o sistema, tal como o Filipe tenta na JSD do Seixal. Não te esqueças que para isso é preciso estofo.

Um abraço.
JG

DSF disse...

Puto,

Poderia receber lições de moral de muita gente, mas certamente não de ti. Tu, que representas "tudo o que há de pior nas juventudes partidárias em Portugal" (frase proferida por um teu camarada) decerto que não és exemplo para ninguém para estar aqui a dar conselhos e opiniões a quem quer que seja.

Não faço parte de jotas e isso tem uma explicação muito simples: eu acredito nas minhas convicções e ao contrário de canditatos a políticos como tu, não orquestro 27 de Marços, não abandono o BE só porque este não tem muitos votos, não adormeço e esqueço de ir a reuniões do Conselho Pedagógico, não abdico de um cargo para que fui eleito sem justificação, etc etc...

Tenho orgulho em sempre ter resistido à tentação de ter aceite cargos, quer a nível de Associação Académica quer a outros níveis, porque acreditava que outros fariam isso melhor que eu. Eu não andei, como tu tens feito desde o 1º dia em entraste na FDL, a promover-me, a fazer combinações com uns e outros, a trair mais uns tantos para um dia ter um tacho sabe-se lá onde.

Orgulho-me também de não ser um bufo. Que é aquilo que pelos vistos a tua jotazinha tem sido nos últimos 3 anos neste país.

Por isso mesmo, faz-me um favor: evita falar comigo. Não gosto que pessoas como tu, sem personalidade nem coluna vertical.

Ficar-te-ei grato para sempre.

João Gomes disse...

Diogo,

Não admito que pessoas sem qualquer nível como tu me tratem por "puto", pessoas que se armam em políticos mas que nunca fizeram política na vida, nem sabem o que é fazer. Pessoas como tu que só sabem reclamar, mas que nunca tentaram mudar as coisas, há muitas.

Quem faz gosto em não falar com pessoas com a tua falta de chá sou eu.

Bem haja.