quinta-feira, junho 07, 2007

Verdade seja dita

É verdade que Mário Lino se referiu à Margem Sul de uma forma não muito feliz e o mesmo até já o reconheceu. Mas, verdade seja dita, a Margem Sul é mesmo um deserto que não tem nada a não ser praia, campo e guetos. Eu tenho que dar razão ao fim que Mário Lino quis visar, mas não ao conteúdo. Esse foi infeliz.
Mário Lino diz que a Margem Sul não tem hospitais, quando tem e para a zona que é, nem são poucos. Mário Lino diz que a Margem Sul não tem escolas, quando tem imensas, ainda que a maioria sejam escolas de bairro, mas tem. Mário Lino diz que a Margem Sul não tem comércio, quando existe o Almada Forum, o Freeport, outros centros comerciais espalhados por todo o lado, ainda que pequenos, e muitas feiras de ciganos e praças.
Mário Lino escolheu exemplos infelizes para precisar o deserto da Margem Sul. Os desertos também têm população. A Margem Sul é um gueto, toda ela, porque entre outras coisas, por exemplo, no Concelho de Almada, possivelmente o concelho mais desenvolvido da Margem Sul a par de Setúbal, se alguém quer sair de casa, ou vai à praia, ou vai ao Almada Forum. Também temos a possibilidade de ir a Lisboa... Se alguém quer fazer compras como deve ser em Almada, que não passe por objectos contrafaccionados, só temos o Almada Forum como solução. Se queremos utilizar a "vasta" rede de transportes de Almada, é um desespero. Os autocarros passam praticamente todos pelas mesmas ruas e todos ao mesmo tempo, o que nos faz ficar imensas vezes à espera mais de 25 minutos pela passagem de um autocarro que passe por onde todos os outros passam. Ou seja, não há a correcta gestão dos serviços de transportes que permita que em vez de 25 ou 30 minutos à espera de um autocarro, se espere 5 ou 10. Aos fins-de-semana não vale a pena sair de casa, porque ficamos, possivelmente, uma hora à espera de um simples autocarro. Aliás, sábado e domingo são os dias do táxi, tal é o desespero. É triste e agoniante as redes de transportes na Margem Sul. E isto é em Almada! Segundo vi há uns meses um estudo realizado nos transportes de todos os concelhos nacionais, nos outros concelhos da Margem Sul ainda é pior do que em Almada, e Setúbal tem mesmo a pior rede de transportes a nível nacional, segundo o próprio estudo.
Ainda sobre transportes, o preço dos bilhetes de autocarro para fazer 5 paragens, é de €1,65. Por cinco paragens! Eu até as faço a pé, mas um idoso não. Depois temos zonas desenvolvidas e populosas, que só beneficiam de um único autocarro. Os táxis são poucos e perigosos. Nunca se sabe quando alguém corre o risco de ser sequestrado por um taxista, ou quando um deles vos aponta uma faca de cozinha ao pescoço ameaçando que ou abandonam o carro ou ficam ali estendidos. A Margem Sul é um deserto para os portugueses. Cada vez mais recheada de africanos, brasileiros e malta de leste, cada vez mais parece que estou numa favela brasileira, nos subúrbios de Bucareste ou Kiev, ou até em Dakar. Sinto-me estrangeiro aqui. Mas não sou o único, infelizmente. Ter um carro, aqui, é muito arriscado. Nunca se sabe quando no-lo levam, ou o partem todo só por puro prazer. A polícia nas ruas não existe. Vemo-las na entrada das esquadras, mas para eles a Margem Sul é tão segura que não há necessidade de virem para a rua. O Metro Sul do Tejo parece ser a próxima "invenção" aqui do sítio. Um projecto com mais de 20 anos que só agora está a ser executado, e mesmo assim cheio de irregularidades. A prova que este projecto tem mais de 20 anos, é o facto de não existir um caminho que passe pelo Almada Forum, a maior superfície comercial do concelho. O que passa mais próximo é a paragem da Estação do Pragal. Na altura em que se fez o projecto, a zona do Almada Forum era só mata, campos e quintas e nem se sonhava que os espanhóis aqui viessem construir isto.
Locais de trabalho, em Almada, o que temos? Além de restaurantes, cafés, e pequenas lojas, podem ter as tradicionais profissões. No entanto, tirando a Tagol, a Meci, as Universidades, e mais uma ou outra empresa, não existem empresas de referência que tenham aqui estabelecidos os seus centros de operações, ou sequer filiais.
Esta é a realidade de Almada que ainda é o tal concelho mais desenvolvido, a par de Setúbal. Não queiram saber o desespero que é viver em Coina, Montijo, Moita, etc. Isto é deserto, sim, mas mais enquanto fim do mundo. Pessoas é coisa que não falta aqui, intenções também. Mas viver na Margem Sul é desesperante. A diferença para Lisboa não é enorme, é abissal! Lisboa está aqui tão perto e ao mesmo tempo tão longe. Começa nos transportes e termina na qualidade de vida. Sim, Mário Lino, a Margem Sul é um deserto: um deserto de ideias, um deserto de soluções, um deserto de desenvolvimento e estilo de vida.

5 comentários:

Pinokio disse...

Dj, passa-se algo contigo?? É que este blog no ultimo mês só tem tido porcaria escrita. Essa tua xenofobia e essa defesa acérrima a tudo o que o PSD diz ou faz cai no ridiculo. Começa a pensar com a própria cabeça e a não ser tão partidário. Sejamos sinceros e realistas, o PSD com o Marques Mendes não ganhará nenhumas eleições nacionais.

Agora relativamente a esse estudo dos transportes. Estudos há muitos, também há um estudo que diz que a Ota é boa, que diz que a FDL é a melhor do país,etc. E de certeza que se houver um estudo sobre a qualidade do ensino superior, a fdl vai estar no topo sem um único problema. Os transportes em Setúbal só seriam maus por causa do tempo de espera entre cada um.Que em alguns sitios passa por ser de 30 minutos. No entanto numa cidade daquele tamanho não estou a ver o problema. Em meia hora meto-me eu na baixa da cidade,vindo de uma das pontas, portanto para quê mais autocarros ou em menos tempo??

Depois falas na realidade de ser realmente um deserto ou um gueto. Basicamente porque não há centros comerciais em quantidade suficiente é?? És mais um daqueles que num belo domingo de sol se vai por num centro comercial em vez de ir ao teatro, que almada tem 2 pelo menos, ao jardim, a um museu, etc. De certeza que Almada tem isso, mas o que realmente interessa é os centros comerciais. Despero de viver em coina, moita, etc. Não digo que não entendo o que estás a falar, mas prefiro mil vezes morar em Setubal, onde não há muita coisa ou em coina que morar em Lisboa, uma merda de cidade, onde para se estar é bom, mas para se viver e deixar crescer os filhos não. Quanto à porcaria que, concordo contigo, assola a margem sul, já cá estão e se estão legais não há nada a fazer. Aproveita e prepara a tua candidatura para a Câmara Municipal de Almada, ou pelo menos envia uma exposição sobre a qualidade de vida.

Conclusão: Mário Lino precisa de um livro de geografia novo, porque pelos vistos ficou preso no passado e só agarrou num livro na primária.

Pedro Sá disse...

Eu nem vou comentar a tristeza que é o resto do post, agora era escusado ofenderes o pequeno comércio...

ATG disse...

Pinokio,

se continuas a deturpar as minhas palavras, de forma maldosa, como tens feito, e permanecer nas classificações tristes, vou ser obrigado a rever o conteúdo dos teus comentários.

Deverias informar-te sobre a opinião do PSD, e depois comparar com a minha opinião ou com a do Mário Lino, ou com outras. Se estivesses um bocadinho atento ao blogue, saberias também a minha opinião sobre Marques Mendes e as suas formas de actuação.

Por isso, tento na escrita e na língua e vamos lá controlar as hormonas da adolescência, ok? Lê as coisas com atenção e informa-te como deve ser!

Pedro Sá disse...

"Controlar as hormonas da adolescência...que paternalismo tão arrogante.

Pinokio disse...

Ou seja, estás a ameaçar de censurar a minha opinião. Vindo de alguém de direito é realmente uma boa ameaça. Julgava eu que a CRP me permitia o direito à opinião...

Não ando atento ao teu blog porque a minha vida não é só o blog, tenho vindo ver as x e comento as palavras do momento. Até porque nem sempre o que foi dito no passado pode corresponder ao que se pensa no presente.

Não estou a ver onde deturpei as tuas palavras, parece-me sim, que estás a ficar com medo dos contra-argumentos. Se achas que entendi mal as tuas palavras então peço-te que te esforces um bocadinho mais por te fazeres entender.

"Por isso, tento na escrita e na língua e vamos lá controlar as hormonas da adolescência, ok? Lê as coisas com atenção e informa-te como deve ser! "

primeiro que tudo meu caro,nem 2 anos mais velho que eu és, portanto poupa-me a parte das hormonas da adolescencia. Certos argumentos meus são devido à informação que tenho, e sobre Setubal posso-te garantir que tenho mais informação que tu. Quanto aos estudos referi que estudos há muitos, depende de qual escolher, o que diz bem ou o que diz mal.

Por ultimo o tento na lingua, não me parece que te tenha ofendido de alguma maneira, se o fiz não era essa a intenção.Apenas demonstrei a minha preocupação com um grupo de posts que têm sido maus na ultima semana e te perguntei se estarias bem. Creio que não deverias ter medo da contra-argumentação e sim olha-la como um desafio e quem sabe da procura da ideia ideal.