terça-feira, junho 12, 2007

Os prémios aos jogadores

Muito se tem falado nos últimos dias sobre um suposto prémio que o Barcelona pretende pagar aos jogadores do Maiorca, caso estes pontuem contra o Real Madrid este domingo, num jogo que poderá dar o título quer ao Barcelona, quer ao Real Madrid.
Este tipo de prémios não constitui qualquer ilegalidade no meu ponto de vista. Pagar para ganhar, incentivar a ganhar, é completamente diferente de pagar para perder, ou fazer com que não se esforcem. Até aqui tudo claro. Se estivesse no lugar do Barcelona, eu faria a mesma coisa.
Mas, por outro lado, enquanto Presidente dos clubes pequenos que saem beneficiados com isto, e enquanto adepto, sentir-me-ia ofendido se o meu clube sempre pagasse os salários a tempo e horas, de um contrato que os mesmos assinaram, sem terem sido coagidos a isso, e de repente os mesmos precisassem de encontrar motivação extra nestes "subornos legais". A fazerem o jogo da vida deles graças a estes pagamentos aliciantes, não teria outra solução senão puni-los. Tal, só provaria que os mesmos não fizeram um campeonato bem melhor porque não quiseram e, assim sendo, não honraram a camisola e os princípios do clube.
Um clube que cumpra os seus deveres com os atletas e que lhes dê condições para trabalhar parece-me ser suficientemente aliciante, sobretudo quando os jogadores não têm qualidade para singrar noutros clubes com ambições mais altas. Se não se sentem aliciados com o que recebem, então é bom que comecem a encontrar outro clube, porque se neste a motivação já era pouca, a partir do momento em que celebrassem tal contrato, a mesma passaria a ser inexistente.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

"Pobrezinhos mas honrados"