sábado, junho 16, 2007

A injustiça

Leio ontem no jornal Destak uma entrevista a um traficante de armas, que referiu que se arranjam armas desde 200 euros, e que Cova da Moura é como se fosse um pequeno exército, tal é o número e qualidade de armas que por lá existem. Confirmou que é por isso que a polícia tem medo de lá entrar.
Já todos sabíamos disto. Não tínhamos eram confirmações oficiais por parte de quem por lá anda. Pergunto-me como é possível um jornalista de um jornal conhecer traficantes, e a polícia não saber quem eles são, ou a saber, nada fazer!
É injusto que andem por aí a prender elementos pertencentes à extrema-direita só porque têm umas soqueiras, uns maces, e uma 6.35, quando ali para os lados da Amadora há quem tenha G3, Bazucas, granadas, e outro tipo de material de guerra, e nada se faz por medo. Tratam meia-dúzia de homens como se fossem criminosos e terroristas da sociedade, quando temos do outro lado da barricada exemplos bem piores! Se querem aplicar a lei a uns, apliquem-na aos outros. É um princípio jurídico "quem não pode o menos, não pode o mais". Se não se pode ter soqueiras, maces e tacos de basebol, muito menos se pode ter o arsenal de guerra que está escondido em Cova da Moura, Chelas, Pica-Pau Amarelo, etc. Além do mais nunca vi nenhum elemento de extrema-direita assaltar carrinhas de transporte de valores, bancos, cidadãos, gasolineiras, etc.
Se calhar o melhor é a extrema-direita reservar uma área só para si, blindá-la e encherem-se de armas e munições. Ao menos assim não vão presos. E quem diz a extrema-direita diz qualquer um de nós. Vamos começar a andar armados, e em gangs. Será que é esta a solução que o Estado quer que nós, cidadãos, tomemos? Vamos fazer de Portugal, mais ainda, o Brasil da Europa? Temos polícia e forças armadas, para quê?! Bem, realmente acabo de me lembrar que os coitados dos polícias nem seguro têm, se algo lhes acontecer as famílias recebem 25.000 euros apenas como indemnização, e se houver algum estrago com bens que usem em serviço ainda têm que pagar por isso. Compreendo o medo deles. Mas os das forças armadas não! Alguém limpe as favelas portuguesas, urgentemente! Já ninguém anda na rua descansado!

11 comentários:

Persona Naturale disse...

Pois, mas já vi um de extrema-direita a assaltar um carro a dois idosos com uma arma de fogo, tendo-a apontado à cabeça de um , em plena luz do dia, para n falar noutras atitudes deles. N os censuro, mas tb n são nenhuns santos!

Em relação à polícia, se quiseres vai lá tu dentro!!! Mto já faz a polícia! Digo-te que a policia n tem medo de lá entrar, pareceme k todos os dias anda lá, mas claro as pessoas(povo) só se apercebem k a polícia lá vai quando a comunicação social faz cobertura. Digote mesmo com toda a certeza não há nenhum dia que a polícia não vá à Cova da Moura. Mas como já referi as pessoas pensam k só lá vão e apreendem algumas "coisas" quando é dada a noticia nos jornais. Puro engano!
O problema da Cova da Moura é que tem muitos becos sem saída, logo é uma ratoeira para qualquer policia, já para n falar nas diversas emboscadas que mtos meninos mal comportados fazem à policia!
Isto é tudo mto bonito, mas as pessoas esquecem-se que nem coletes à prova de bala são fornecidos gratuitamente à policia. E digo-te que n são nada baratos!

N li a entrevista, mas dá-me a entender que o individuo deve ser daqueles que se gaba de ter um arsenal de armas, só pa dizer que a policia até sabe da existência desse tal "aglomerado de armas" e que n faz nada! Pena tenho, como tu dizes, de ainda haver pessoas que perdem tempo a entrevistar esses gajos, dando-lhes mta importância!
Para mim n passam dum monte de fezes que sujam as ruas do país!Na volta, nem arsenal de armas tem!!!

Outra coisa que também acho mta graça é o tipico pensamento do povo português: "a policia sabe da existência de um arsenal de armas e n faz nada!?!" N faz nada????
Fazer faz, mas as coisas levam o seu tempo. Isto n é chegar lá como quem n ker a coisa e dá para cá as armas e tás detido e tal....
Tu como jurista devias saber que para entrar na residência de alguém é preciso ter um mandado de busca por parte do juíz de instrução criminal ou do próprio titular da habitação, e cm já disse estas coisas levam tempo!N é chegar lá como quem dá aquela palha!

Para as condições que a PSP tem, até já faz muito!

Todos os dias a policia actua, agora é obvio k n é todos os dias que a comunicação social vem dizer que a policia actua segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.

Mas é cm digo as pessoas só veem trabalho feito pela policia qd a noticia vai para os jornais.É triste, mas é a realidade!

Se fosse possivel gostaria que mtas pessoas acompanhassem a policia numa rusga seja a k bairro for, tenho a certeza que mtas se borravam todas com medo. Um policia n é uma máquina, é um ser humano de carne e osso, e cm qq ser humano tb tem os seus receios. E mm assim, na minha modesta opinião digo k muitos arriscam a vida, pondo de lado esses receios.

Tens razão tb kd disses num post que a policia é para tar operacional nas ruas e n em secretárias, mas esse problema n é da policia, mas sim de quem governa o país que n toma medidas para isso acabar, aliás até parece que já se andam a mexer nesse sentido.

Em relação às mortes dos policias em serviço nem me pronuncio, é vergonhoso. Quatro dos k já foram conhecia-os. É triste... ma dps falam, ah e tal os familiares vão ter apoio... Qual apoio pergunto eu??? É a vida!

Bem olha espero k teja tudo a correr bem contigo, pois é esse o meu desejo!

Beijinhos grandes

Persona Naturale disse...

Errata: na linha 12 retira-se "como tu dizes".

ATG disse...

Pelo facto da polícia não ter condições para lá entrar, é que sugiro que outra entidade, com outras condições, o faça.

Beijinhos :)

Pedro Sá disse...

Já fui às lágrimas de tanto rir, considerando que este post é feito pelo mesmo fanático apoiante de Sárközy, o mesmo que era ministro do interior de um governo que não teve tomates perante situações bem mais graves que esta para mandar o Exército resolver a situação, que era pura e simplesmente o que eu teria feito.
E já agora, o mesmo que chamou a alguns "racaille" quando eu pura e simplesmente teria dito "criminosos".

Para além disso, há uma diferença básica: uma coisa são armas que existem em grande número numa área e que são de várias pessoas diferentes, outra coisa são armas na posse de uma organização, e, pior, de uma organização política.

Mas enfim, todos sabemos que o fim deste post foi querer legitimar que a extrema-direita possa andar armada. O que, não sendo uma surpresa, é revelador das intenções do autor.

ATG disse...

Não estou a legitimar que a extrema-direita ande armada. Pelo contrário! Não se paga um erro com outro. Estou é a criticar a desigualdade e desproporcionalidade de tratamento!

Pedro Sá disse...

Desigualdade e desproporcionalidade que NÃO existe, pelas razões que eu referi.

Pinokio disse...

Talvez tu não tivesses confirmações oficiais, porque todos os policias o dizem.

"É injusto que andem por aí a prender elementos pertencentes à extrema-direita só porque têm umas soqueiras, uns maces, e uma 6.35"

Desculpa ?!!?!!? Que comentário completamente ignorante. Então por esse caminho enquanto não prenderem os paramilitares que existem pelos bairros de lata, deixam-se andar aí livremente qualquer palhaço com uma arma.ROTFL. Deves por acaso esquecer-te que o líder da extrema direita está preso e não é nenhum santinho. E como já foi dito atrás, tu como jurista deverias saber bem que para se fazer algo é preciso provas, não basta um otário numa entrevista vir dizer que x tem armas em casa. Senão vamos fazer uma caça às bruxas e eu acuso já o meu vizinho de ter armas em casa, mais que não seja a faca de cozinha.


Pedro Sá, deixa lá o Sarkozy em paz que foi o melhor que aconteceu em França. Se calhar deveria ganhar aquela ignorante da Royal não? Além do mais as leis em França são diferentes das portuguesas. E olha que no ano novo estive perante uma situação que mais parecia um cenário de guerra e a policia sem poder fazer nada pelas leis brandas que existem, juntamente com a tradição.

Pedro Sá disse...

Qualquer socialista é sempre melhor que qualquer conservador-liberal, ponto final.

Seja lá com que leis forem, isto comigo num Governo era simples: ou vai o Exército garantir a ordem pública ou demito-me já.

Pinokio disse...

Ou seja, preferes um ignorante e incompetente no poder a ter alguém inteligente e competente. Parabéns :palmas:

Pedro Sá disse...

Estás a colocar erradamente a questão.

Porque o que realmente acontece não é questão de competência ou de incompetência. Essa é a clássica conversa da direita para fugir à ideologia porque sabem que por aí perdem qualquer discussão.

A questão é que o que acontece em qualquer governo é pôr em prática um programa ideológico. Ponto.

Luís Rocha disse...

Caro DJ, estamos a ver mal a coisa:

A policia faz o que pode; fá-lo todos os dias e fá-lo bem!

Como os pretos da Cova da Moura não são militantes de um Partido Politico nem seus apoiantes e também não chamam os media para se vitimizarem por tudo e por nada, fica explicado o seu ponto de vista.

Basta ver a maioria dos seus posts que aspiram a critica social e politica para ver que são bebidos dos media e não da realidade, portanto se os media não relatam, não existe.

É o tal dilema da árvore na floresta.