quinta-feira, maio 17, 2007

Os outros...

Já são imensos os que correm para Lisboa. Mas podiam ser outros os nomes que avançam. Especialmente no PSD, que eu creio que tinha outras alternativas a Fernando Negrão. Fernando Negrão é um nome sinónimo de competência e tem um currículo notável, no entanto, falta-lhe algo que em Lisboa não é tão importante como noutras autarquias, mas que dá uns pontinhos extra em quaisquer eleições: capacidade de ganhar votos. Fernando Negrão não é o populista que só o nome atrai votos. Em outras comarcas, como em Setúbal, Negrão perdeu e perderá porque os nomes e os partidos, por si só, ganham eleições. Em Lisboa, o peso dos nomes não é tão grande mas... funciona, um pouco que seja. António Costa não foi escolhido pelo PS ao acaso.
Infelizmente, ninguém se tem demonstrado disponível para avançar no PSD. Creio que isto significa que algo vai realmente mal no interior do partido. Falta alguém com carisma e espírito de liderança. Uma verdadeira referência para pegar no barco e o levar ao lado desejado.
No PSD, creio que aquele nome mais sonante e sinónimo de competência que deveria ser avançar com a candidatura à CML, era o nome de Manuela Ferreira Leite. Alguém duvida que Ferreira Leite venceria as eleições? Eu não duvido. É um nome que atrai votos, competente, mão de ferro, e com um espírito de liderança enorme. Faz falta uma referência como Ferreira Leite na CML.
Outro nome também falado, foi o de Marques Mendes. Pedro Lomba fala nele como uma possível solução para iniciar a revolução no partido e voltar a pô-lo no lugar merecido. Fala que um líder candidatar-se e vencer em Lisboa, seria uma oportunidade de ouro para ser respeitado e temido por Sócrates. Fala ainda que tal poderia ser suicídio caso perdesse as eleições, mas que em política tem que se arriscar tudo e correr o risco de se sair sem nada. Creio, honestamente, que Marques Mendes candidatar-se à CML seria mesmo suicídio. Seria o fim das esperanças do PSD de algum dia voltar ao lugar onde merece. Seria o "KO" final num partido que muito atordoado tem andado e muita pancada tem levado do PS. Entendo a posição do "risco" e do "all in", mas... creio que quando o partido tem salvação, o "all in" tem 99,9% de chances de significar o adeus definitivo e não creio que o PSD mereça isso. A solução, insisto, passa por uma outra liderança. Insisto na ideia de Ferreira Leite para a liderança do PSD. Tem tudo o que é preciso para voltar a erguer o partido e, mais importante ainda, consegue reunir os notáveis que se encontram indisponíveis actualmente. Se com nova liderança, a oposição não surgir e o PS continuar a ganhar pontos, então aí sim, venha o risco total, o "all in", e seja o que Deus quiser.
Ao contrário de Pedro Lomba, acho que é muito cedo para pôr tudo em jogo. O PSD precisa de uma liderança nova que dê vida ao partido. A solução passa por aí. Mas não é uma liderança qualquer. Não é um Luís Filipe Menezes, ou alguém da mesma estirpe. É alguém com espírito de liderança, carisma e competência. É alguém como Manuela Ferreira Leite.

Sem comentários: