quarta-feira, maio 16, 2007

O "Swing" de Sócrates

Barra da Costa precipitou-se ao referir, na RTP, que o casal McCann (os bifes negligentes que puseram a filha menor à mercê de qualquer um) eram praticantes de swing. Mas não teria errado se dissesse que José Sócrates era praticante desta "modalidade". Os factos são muito simples e falam por si: Sócrates troca de parceiros de Governo e de órgãos do Estado, como no swing muitos trocam de parceiros sexuais. Sócrates consegue ir mais além e "rodar" ainda mais gente do que alguns recordistas do swing.
Vejamos os casos mais flagrantes: Campos e Cunha foi trocado por Teixeira dos Santos; Freitas do Amaral foi trocado por Luís Amado, que por sua vez foi trocado por Nuno Severiano Teixeira; António Costa será trocado por Rui Pereira. Rui Pereira, conhecido penalista (grande sebenta a que ele fez e que deu um jeitaço a Penal), já é um pouco diferente. Não é que seja adepto de swings, mas a adolescência está a custar a passar. Basicamente, Rui Pereira não sabe o que quer e decide experimentar tudo. Recorda-me as meninas adolescentes e um pouco "desinibidas" e "dadas" que decidem experimentar vários rapazes para ver qual é que gostam mais. Rui Pereira estava à frente da comissão de revisão do Código Penal e subitamente foi nomeado para o Tribunal Constitucional. Mas o que me causa estranheza é saber como é que Rui Pereira se sentiu desmotivado ao fim de cerca de um mês após a sua nomeação, e decidiu sair dali a sete pés! Trocou o Tribunal Constitucional, onde iria dar muitas vitórias ao PS, tais eram os diplomas que iria deixar passar, pelo Ministério da Administração Interna. Repito: gente desta não me inspira a mínima confiança. Um mês foi o suficiente para virar as costas ao desafio? Um mês?!
Sócrates é muito inteligente na escolha de António Costa para Lisboa, porque é um nome muito forte. De facto, o problema não está em Sócrates e nestas trocas de parceiros que faz. Parte do problema está nos eleitores que votaram nele e vão votar António Costa em Lisboa, e Sócrates em 2009. Mas, o problema principal continua a residir na oposição a Sócrates: continua sem dar sinais. E, diante desta unânimidade, só posso dizer que Sócrates é Rei absoluto, e assim continuará, até porque tem o Presidente da República do seu lado. E, quem não tem oposição, e tem o povo calado, a oposição recolhida e o Presidente do seu lado, tem tudo.
Até que alguém acorde, Sócrates troca de parceiros e Portugal assim anda: de pantanas, sem eficiência de gestão. Acham mesmo que é possível um país ou uma empresa apresentarem resultados eficientes e produtivos, quando se muda constantemente de responsáveis? Já que se gosta muito de futebol neste país, ponham os olhos nos clubes e nos privados e tirem os resultados.

Sem comentários: