quarta-feira, abril 11, 2007

"Lapso"?!

"Um «lapso». É desta forma que o gabinete do primeiro-ministro comenta o facto da biografia oficial de José Sócrates incluir já em 1993 a licenciatura em Engenharia Civil, que só veio a obter em 1996.
A informação consta da biografia oficial da Assembleia da República, que entretanto já revelou que se limita a reproduzir as informações disponibilizadas pelos deputados.
O gabinete de José Sócrates diz ainda que o «lapso» é atribuível apenas aos serviços do grupo parlamentar ou aos serviços da Assembleia da República.
Por seu turno, estes serviços parlamentares de apoio lembram que se limitam a transcrever os dados que são preenchidos pelos deputados num impresso que existe para esse efeito. O facto é que, em 1993, estávamos a meio da sexta legislatura, Sócrates foi eleito deputado, pela primeira vez, na quinta e os dados relativos a 1990 mencionam o bacharelato em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Coimbra.
Agora, Sócrates rejeita agora qualquer responsabilidade à alteração feita em 1993, afirmando mesmo, através do seu gabinete, desconhecer os dados publicados pela Assembleia da República."

fonte: TSF

Pronto, foi um lapso, estão perdoados, sigam em frente e os portugueses pedem desculpa por terem importunado José Sócrates com tudo isto e por terem "poluído" durante algumas semanas os jornais com esta questão. Se foi um lapso, está tudo explicado.
O que me custa perceber é como é que em 1993 Sócrates comete o "lapso" de dizer que é licenciado, quando só entra para a licenciatura em 1995/96 e quando 3 anos antes se denominava bacharel, tendo sempre as mesmas qualificações.
O que é de referir, no meio disto tudo, é a capacidade de José Sócrates e respectivo gabinete, em passar a culpa para os outros. Em 1.º lugar, sobre a data da licenciatura ao domingo, a culpa é da Independente. Em 2.º lugar, pelo facto de em 1995/96 não se ter licenciado ninguém em engenharia pela Independente, a culpa é desta última e é esta que tem que justificar. Em 3.º lugar, um MBA que Sócrates diz que frequentou mas que nunca existiu em Portugal, a culpa é de qualquer um, menos dele. Em 4.º lugar, ia às aulas mas nunca ninguém o viu lá, nem mesmo o professor, a culpa é de quem nunca o viu e do professor (esta era uma boa desculpa para dar à minha mãe de cada vez que faltasse às aulas, pois tinha-me poupado algumas tareias). Em 5.º lugar, Sócrates ter preenchido os dados para a Assembleia da República e ter dito que era licenciado em engenharia quando nunca o foi, a culpa é da AR e foi um "lapso". Como é possível ser lapso algo que ele SABIA que não tinha? Que lapso é este? Lapso é ele ter escrever que nasceu em 1960, quando nasceu em 1961, por exemplo. Isto são lapsos! Em 6.º lugar, a culpa dos impostos subirem não é do PS, é de quem o antecedeu. Em 7.º lugar, a culpa de tudo o que acontece de mau nunca é de Sócrates! Sócrates é brilhante e competente, mas quem comete erros graves é sempre outra pessoa qualquer que não o próprio Sócrates e os "seus"!
Bem, tudo isto para referir que a capacidade de descartar responsabilidades começa a ser a desgraça de Sócrates. É que uma ou outra coisa, os portugueses ainda engoliam e aceitavam. Mas, empurrar responsabilidades em TUDO... tem limites! Eu peço ao Presidente Cavaco Silva que mostre algum trabalho e que corrija o "lapso" praticado por alguns portugueses nas Legislativas de 2005: Demissão de José Sócrates, JÁ!

Sem comentários: