sábado, abril 01, 2006

Que grande tristeza... :(

Nasci em Lisboa, mas resido na Caparica desde os 2 anos. Sendo assim, há 23 anos que resido na área, e cresci aqui, habituando-me à vida de praia tanto no verão, como no inverno. É com enorme tristeza que vejo situações como esta, numa zona que deveria estar mais que protegida da mão humana, e também da actuação da natureza. Vi isto ainda mais belo do que é hoje, e sempre terei na retina as eternas praias da zona onde moro. Mostram o quanto a natureza é bela. Será bastante triste, frustrante e desconfortante assistir ao desaparecimento das praias de S. João e da Costa.

"O risco de inundação levou sete concessionários da zona a pedirem a intervenção urgente dos deputados da Assembleia da República junto do Instituto da Água, no sentido de ser encontrada uma solução capaz de impedir o avanço do mar. O apelo levou ontem os parlamentares socialistas Vítor Ramalho, Ana Catarina Mendes e Alberto Antunes a visitar o local, onde confirmaram a gravidade da situação. “É necessária uma tripla intervenção na zona. Em primeiro lugar, um trabalho que está praticamente concluído consiste no reforço dos esporões. Em segundo lugar, é necessária uma reposição de areias na ordem das 300 milhões de toneladas”, precisou Alberto Antunes. “Numa terceira fase é necessária a elaboração de um plano que permita a defesa do cordão dunar, de forma a que seja evitada a construção de um paredão. Neste último trabalho, para além da intervenção do Instituto da Água, cabe também à Câmara Municipal de Almada elaborar o plano de pormenor para o local”, esclareceu ainda o socialista.
A concretização destas soluções pode, no entanto, ficar seriamente comprometida caso o mar avance nos próximos dias na zona do Búzio Bar, onde a língua de duna não tem hoje mais de três metros de largura. O Instituto da Água (Inag) é responsável pela reconstrução dos esporões. Perante a dinâmica do mar, efectua uma observação diária da situação a fim de actuar de imediato para que o mar não rompa a duna, garantiu ontem ao CM fonte do Ministério do Ambiente. O deputado Vítor Ramalho informou que a solução para impedir a erosão da costa na zona de S. João da Caparica passa pela concretização de um estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia do Porto que actue como uma barragem que segure o areal. O areal das praias de S. João da Caparica está cortado em dois níveis: um primeiro ao nível do mar e um outro seis metros mais alto, que a cada maré é comido em cerca de dois metros de extensão, segundo afirmam os concessionários dos bares da praia. “Desde de 1999, altura da elaboração do ordenamento da área costeira, que sublinho que há um risco muito elevado de erosão na zona da Costa de Caparica, desde a Cova de Vapor até à praia do Rei. Para além da construção dos esporões, é ainda necessário alimentar de areia as praias” diz José Carlos Ferreira, Geógrafo."

fonte: Correio da Manhã

1 comentário:

Suzy Lopes disse...

Eu morei na Charneca da Caparica por 7 anos cresci a bem dizer nas prias da Costa. Agora moro no Canada. E com imensa tristeza que eu fico em saber que esta zona esta a pouco a desaparecer. As memorias ficaram sempre no meu corracao, mais que bom era ir de ferias para as reviver com a minha familia que nunca as viu.

Com muitas saudades, e bastante amor...

Suzy Lopes