sexta-feira, dezembro 09, 2005

Toda a verdade sobre a Tertulia Libertas

Eles bem se esforçam para ser uma instituição séria! Tentam ser uma elite! Tentam fazer daquilo um lugar sério! Mas é impossível! Abram os olhos: a Tertulia Libertas não tem ponta por onde se lhe pegue! Escrevem em Latim, porque têm a mania que percebem muito de uma língua que, tal como eles, está morta! Depois passeiam-se com xailes pretos aos ombros (alguns já cheios de buracos). Uma vez encontrei perdido, lá na AAFDL, um dos xailes deles, e quando ia por o mesmo aos ombros, apareceu logo um tortilhano a berrar "NÃO FAÇAS ISSO!!". Tenho a noção que aquilo tinha dinamite, ou então alguma poção mágica que recaíria sobre mim e me alteraria subitamente os neurónios, para me tornar um gajo com a mania que é vanguardista de esquerda (algo entre PS, Bloco e PCP). Felizmente, posso dormir descansado, porque já não vou começar a fumar charros sentado no chão da faculdade, ou aplaudir o Francisco Louçã. Melhor ainda, não vou cair na nova onda de filosofos de esquerda (algo que os tertulianos insistem em ser), que se identificam com uma onda "trotskista-leninista" (é esta a ideologia tertuliana, que ninguém entende bem o que é). A rosinha no seu símbolo, é um dos símbolos em como este grupo organizado é de esquerda. As semelhanças com a rosinha do PS, são imensas!
O Bar Velho Online, conseguiu imiscuir um elemento na Sede Tertuliana, e tirar algumas fotos. Lá, obtivemos esta imagem. Agora podem ver como é a Sala onde os elementos se organizam e debatem ideias em conjunto, ou ainda, corre um velho mito há largos anos na FDL, que é lá que os mesmos matam ratos e fazem sacrifícios com gatos pretos em homenagem a mais um ano de praxe bem organizado onde, graças aos veteranos, as coisas correm que é uma maravilha e os mesmos lá suspiram de alívio. Gostam daquela velha salinha escondidinha nas catacumbas, onde vivem gratuitamente, sem pagar qualquer renda (e depois queixam-se dos Institutos da FDL que não pagam as respectivas rendas). É também lá que elaboram aquilo a que chamam de "sai quando sai mais antigo da FDL" (realmente, quando sai é uma dor de cabeça). Chamam-lhe "Berro" e vive ainda do design do século XII. Porém até não lhe fica mal! Isso dá-lhe um ar de antiguidade, sempre tudo ligado à mentalidade geral da Tertúlia: vive muito de glórias antigas, glórias passadas.
A Tertúlia está aparentemente desligada de listas! Mas apenas aparentemente, dado que foi com a mesma que começou uma Lista que poderia ser interessante e engraçada, chamada "Os Marretas". Porém, com o passar dos anos e com a quebra de qualidade dos tertulianos que ficavam por trás dos Marretas, a qualidade da mesma foi caindo, e agora não fazem muito mais, além de uns cartazezitos. Atribuem prémios, mas não entregam os respectivos troféus! A Tertulia assume-se como contestatária, mas a sua única forma de luta é ir para as RGA's apresentar papeis com pseudo-piadas de extrema-esquerda. Na hora do "vamos ver", por uma vez os vi a trabalhar, e foi quando lhes pedi ajuda para formar a faixa de contestação que recentemente foi posta na parte frontal da FDL. Aí sim, ajudaram. E a eles o meu muito obrigado. Mas foi a única vez que os vi a mexerem-se. Criaram meia-dúzia de bonecos a falar mal dos Dirigentes Associativos que defendem a Academia com unhas e dentes, em vez de criticarem quem lhes faz mal e quem faz mal à FDL.
Julgam-se, e tentam passar a ideia que são, intelectuais de esquerda! No entanto isso tudo não passa de poses. Tentam enganar toda a gente, mas acabam por se enganar apenas a eles mesmos. Aliás, posso concluir, que pelo Modus Vivendi da Tertulia Libertas, os mesmos mais se assemelham à Associação de Letras, ou a um desses Núcleos da Faculdade de Letras, do que propriamente uma instituição intelectual contestatária com categoria da Faculdade de Direito de Lisboa. O engraçado é que acham que têm estilo... porém só acredito que o mesmo será possível, quando ver lá no meio uma Barbie, tia à moda de Cascais, que me apareça de xaile aos ombros e de unhas e lábios pintados e cabelo retocado, tendo por baixo umas calças da Sacoor e umas botas Paco Martinez! E além do mais, ainda copiaram a minha ideia sobre a Lista D com os DZRT! Estava eu no bar, quando vejo um tertuliano e digo "epá olha lá este folheto dos gajos, parecem mesmo os DZRT. Só faltava mesmo aqui um gajo ao meio... olha, punha-se o Bogas"! E dias depois vejo a minha sugestão contemplada no Berro! É assim a Tertulia Libertas... mas no fundo, no fundo, até há lá gente com um coração enorme!
O Bar Velho Online gostaria de agradecer a este grupo organizado.
Fazer posts assim, é fácil!

6 comentários:

ATG disse...

Se a TL se manifestar insatisfeita com o conteúdo aqui apresentado, o Bar Velho Online, poderá eventualmente vir a ponderar a possibilidade de dar à mesma, o exercício do direito do contraditório perante este blog e os seus leitores.

ATG disse...

Quando faço a comparação com a FLUL, não é no sentido de a inferiorizar. Pelo contrário. É apenas comparar com os alunos de esquerda, que de longe dá para ver que o são, com aquelas meias pelo joelho, sandálias, e forma de vestir excessivamente casual. Refiro-me a uma fracção restricta. Não ao geral!

DSF disse...

Eu até gosto de LEtras Rakel, estás lá tu... ;)

ATG disse...

Vou repetir-me: quando falei em grupo restricto da FLUL, refiro-me a um grupo mesmo, mesmo, mesmo muito pequeno, de pessoas, como não há na FDL! Entendam isso de uma vez!

DSF disse...

Quando entrei na FDL, já lá vão mais de 4 anos, assisti a uma cerimónia bonita e a palavras encorajodoras das pessoas que na altura estavam na liderança do acontecimento em que eu estava envolvido, Eram palavras de esperança, de revolta, de incentivo para que todos os que estavam presentes se unissem em torno de uam causa, a FDL. Diziam então os líderes desse acontecimento que devíamos nós deixarmo-nos de egoísmos e pôr de lado os nosso interesses pessoais para que o colectivo beneficiasse com a amizade e com a união. Confesso que foi a melhor coisa que me podia ter acontecido assim que entrei na faculdade, ouvir palavras como "unam-se caralho!" ou "sejam amigos e não se traiam uns aos outros!". Senti nesse dia de facto que havia muita esperança e que estava no sítio certo para desenvolver e para crescer a minha personalidade. Esse acontecimento era a cerimónia das velas e as pessoas que falavam era Bruno Matias, Dux da Tertúlia e Pedro Alves.
Passado umas 2 semanas após a praxe, vieram os tertulianos invadir o anf.1, para apelar a uam greve contra a mudança do plano de curso. Mais uma vez foram enunciados os propósitos ditos na cerimónia ds velas e senti que todos os meus colegas estavam também entusiasmados com o espírito que se estava ali a criar. Mas essa greve não foi para a frente e desde esse dia que toda a admiração que tive pela Tertulia (sim, porque cheguei a pensar em entrar para ela) começou a decrescer e hoje em dia tenho apenas algum respeito pela história dessa instituição e não mais que isso.
O que é que eu tenho assistido ao longo destes anos, acerca da actividade da tertulia? Posso estar a ser injusto, mas digo-o com toda a sinceridade: apenas o ano passado assisti a uma muito boa actividade de apelo e de contestação, que foi a introdução dos bonecos de protesto contra o fim da avaliação contínua. E em 4 anos não vi uma única actividade de interesse e com relevância para os alunos da FDL. Saem uns Berros de quando em vez, em que apenas se diz mal de tudo e de todos e não mais que isso. E tenho pena que alguns tertulianos se julguem senhores da verdade e demonstrem isso com muita arrogância, como se fossem pessoas acima de todos os outros alunos da FDL e mais grave que isso, alguns tertulianos lançam boatos acerca de muita gente da FDL. Não sei se de facto é essa a intenção, mas é a que faz transparecer.
Espero sinceramente que isso se modifique, pois é importante, e minha opinião, haver uma voz isenta e independente na FDL, como foi a tertulia dos meus primeiros tempos de FDL. Uma voz que diga o que está mal quando niguém o quer admitir, uma voz que em RGA´s não se limite a fizer crítica gratuita mas que apresente propostas concretas e inovadoras. Seria eu o primeiro a aplaudi-las!
Se algum tertuliano ler isto, que não encare estas minhas palavras como um acto de antipatia, mas sim de crítica construtiva. Porque é para o bem da FDL que todos devemos contribuir.

Edgar V. Novo disse...

Eu, sobre esses eminentes latinistas, tenho a acrescentar: tomem juízo!