domingo, novembro 06, 2005

Os motivos de festa!

Não posso deixar passar em claro, os mais recentes motivos de festa e de festejo. Começamos por Portugal, onde um terramoto que dizimou Lisboa, festeja 250 anos e a efeméride é celebrada como "O 250º aniversário do terramoto", com pompa e circunstância. Nem sequer é um dia de luto. É um motivo de festa! "Ena, morreu imensa gente! Boa! Parabéns! Feliz 250º aniversário!", "Que arte que foi! Que espectáculo da natureza!", ou ainda frases como (e esta atribuo-a a mim) "Gostava de lá ter estado para ver como foi". Mas ao menos gostava de ter estado assim no alto do pedestal a ver tudo. Não contemplo uma o evento como algo de magnífico, nem o festejo, mas... porque acho que é uma ocasião única e diferente. Além dos foguetes que ficaram todos guardados para o evento, quero agora recordar algo que vi hoje na revista do Jornal Público, a "Pública": uma publicidade a um Toshiba, onde dão o nome de Tsunami e um portátil, porque resiste à água e à queda. Pois é... o Portátil resiste aos ventos, à água e à queda, mas as casinhas daqueles infelizes no Sri Lanka, Indonésia, etc não resistiram! Enfim, agora pode ter tudo o que os outros coitados não tiveram: algo que resiste a um Tsunami: um portátil! Depois vemos ali nas notas de rodapé em letras mínimas "resistente a salpicos e a quedas a uma altura inferior a 50cm". Afinal este portátil resiste tanto a Tsunamis como as casas do pessoal asiático.
E é assim que se festeja um pouco por todo o lado os aniversários de Terramotos, Tsunamis, e outros afins. Estou em crêr que em 2045 vamos ter mais uns festejos, também eles cheios de foguetes e quiçá um pouquinho de gás: o centenário do fim de II Guerra Mundial. E mais um bocado e em 2051 festejar-se-ão os 50 anos das Torres Gémeas, ou mais perto que isso, em 2041 teremos os 50 anos da chacina em Timor.
A malta quer é festa... siga!!!

1 comentário:

Pedro Malaquias disse...

A gama Tsunami da Toshiba já existe há algum tempo... Aliás, tenho ideia que eles até pensaram em mudar o nome depois do TSUNAMI asiático, mas acabaram por não o fazer (algum bom senso).

Quanto ao festejo dos 250 anos do terramoto... isto é o nosso país, que apesar de não trocar por outro, tem certas peculiaridades que nem ao Menino Jesus lembrariam...

Pedro Malaquias @ http://eupensoisto.blogspot.com