sábado, outubro 22, 2005

Do "B"ento e entidades jurídicas Afins

Neste período que antecede as aulas mesmo a sério…. Sim aquelas que não envolvem elaborados exercícios de retórica sobre o direito no período do homem das cavernas… tenho estado pacificamente a reorganizar a estante preparando-a para mais uma leva de livros muitos dos quais nunca vou abrir mas que têm uma lombada Porreira que dá um ar intelectualoide a um quarto ou a um escritório e por isso fui comprando.... Quando observei que Meneses Cordeiro no seu extenso trabalho sobre direito civil depois do Tratado do livro das Coisas e do livro das Pessoas se tinha esquecido de elaborar o livro mais importante para todos o que alguma vez tentaram fazer Teoria Geral do Direito Civil, Obrigações, Reais, Família…. Basicamente todos os que tentaram fazer seja o que for num curso de direito…. Refiro me ao livro DO BENTO….a constatação desse facto levou-me a uma louca investigação procurando a mais simples referencia ao BENTO ….. Sim ao BENTO esse instituto do direito na FDL , esse pilar do direito , não tem qualquer referencia em qualquer dos livros que tenho na estante (pelo menos não aparece no índice sim sim ia mesmo ler aquilo depois ainda estragava a Lombada ….) .
Então tive uma ideia….. Sei que foi uma ideia porque a proverbial Luzinha se acendeu por cima da minha cabeça tal qual um desenho do Walt Disney claro que era a luz do detector de incêndios mas isso agora não interessa nada…. Cabe nós sim a nós nova geração do direito português… futuros Vale e Azevedo e José Maria Martins deste país investir na elaboração DA DOUTRINA, e escrevo em Caps Lock porque realmente não existe doutrina mais decisiva no direito que a Teoria do BENTO…. Com a sua máxima “Bento é sempre culpado”…. não se levantem os mais tradicionalista a dizer ….. e então e a presunção de inocência…. Vê se logo que ainda não fizeram Teoria Geral…. Bento é sempre quem Coage, induz em erro, não é sério ou simula seja o que for OU REAIS, em que bento é sempre quem se esquece de registar o bem porque foi para os copos ao Avião ou em FAMILIA em que Bento é sempre o condutor do carro que mata 3 ou 4 sucessíveis no funeral do De cujus dando nos um trabalham Acrescido …. Ou obrigações em que é sempre quem se lembra de passar 14 sogras a ferro num semaforo esperando matar a sua….Para quê presumir que este senhor é inocente…. Depois de 3 anos a só fazer merda, para alem de achar muitíssimo estranho como é que pode continuar em liberdade (quer dizer a Felgueiras também anda….),devia-se era ir ainda mais longe… defendo que qualquer Senhor que dê por nome de BENTO devia ser considerado CULPADO, mesmo quando provado Inocente e que esta devia ser uma regra constitucional…. E com isso se poupava imenso trabalho aos estudantes de direito e que devíamos fechar as casas de banho da FDL até esta reivindicação seja atendida por quem de direito.
Bento é sempre culpado mesmo quando Provado inocente
- Mesmo quando Bento nem sequer esteve na sala
- Quando nem sequer assinou o contrato
- A sua mera existência é ilegal e como tal deve ser preso logo que nasça para bem de Portugal e dos Portugueses e enviado para uma prisão em Espanha (I HATE ESPANHOIS e mais vale prevenir que remediar)
Nestes 4 pilares devem assentar qualquer teoria que se preze que pretenda descrever a esta Figura impar do direito que me assombra a mais de 3 anos que parece que cada vez mais gosta de andar por aí e Portar-se mal a brincar com gente de bem, e com gente que não são de bem como futuros advogados .... Para quando um ZEFERINO ou um ZACARIAS ou o MANTORRAS….. Nomes de gente para para a malta variar um bocadito ….. é que A – B é limitador para a nossa aprendizagem …… se um dia uma MIZÈ me entra pelo escritório a exigir quadros em não sei o que fazer……… Não me sinto preparado é necessário um livro que acabe com o Bento e dê a mesma liberdade de fazer merda as outra letras do Abecedário.



Post Scriptum: Passaram-se dias e dias e até meses sem uma posta de pescada com mais de 10 linhas.... Admitam não tinham saudades nenhumas pois não....


Ass. Militante Honorario do POUS

2 comentários:

Anónimo disse...

A última notícia que tive do Bento, foi que devido ao facto de ser portista ferrenho, atropelou deliberadamente o Simão Sabrosa...De facto, são muitas ilicitudes só para um homem.

DVS disse...

Isto é uma bigarice! Enquanto advogado do Bento e do Pedro de Albuquerque, venho aqui afirmar que o meu cliente foi confundido e incriminado com um tal de António que tem 1 carro verde alface e uma sogra em comum com o Dr. Barata! Peço Justiça!